15 Ideias de Atividades (BNCC) jogos e brincadeiras ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

O Jogo da Memória é uma atividade que estimula a concentração e a memória dos alunos. Para adaptá-lo ao contexto da BNCC, os professores podem criar cartas com palavras relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a fixação do vocabulário e o desenvolvimento da habilidade de leitura. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras Temático

O Caça-Palavras é uma atividade clássica que pode ser utilizada para revisar conteúdos de forma divertida. Os professores podem elaborar caça-palavras com termos específicos de uma disciplina, como ciências ou história. Essa atividade ajuda os alunos a reconhecerem e fixarem palavras-chave, além de estimular a pesquisa sobre os temas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Teatro de Fantoches

O Teatro de Fantoches é uma excelente forma de trabalhar a expressão oral e a criatividade. Os alunos podem criar suas próprias histórias e personagens, utilizando fantoches feitos com materiais recicláveis. Essa atividade promove a habilidade de contar histórias e a interação entre os alunos, além de desenvolver a empatia e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Os jogos de perguntas e respostas são ótimas ferramentas para revisar conteúdos de maneira lúdica. Os professores podem dividir a turma em grupos e criar um quiz sobre os temas abordados em sala de aula. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a competição saudável, além de reforçar o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Brincadeira de Roda com Músicas

A brincadeira de roda é uma atividade que promove a socialização e a coordenação motora. Os alunos podem cantar músicas que abordem temas da BNCC, como meio ambiente ou diversidade cultural. Essa atividade ajuda a desenvolver a musicalidade e a apreciação artística, além de promover a inclusão e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Jogo de Tabuleiro Educativo

Os jogos de tabuleiro são uma forma divertida de aprender. Os professores podem criar um tabuleiro com perguntas e desafios relacionados ao conteúdo estudado. Os alunos avançam no jogo ao responder corretamente, promovendo a revisão e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Atividade de Desenho Coletivo

A atividade de desenho coletivo estimula a criatividade e o trabalho em grupo. Os alunos podem criar um mural com desenhos que representem um tema estudado, como a fauna e flora brasileira. Essa atividade promove a expressão artística e a valorização do trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR03.

8. Jogo de Adivinhação

O jogo de adivinhação é uma atividade que estimula o raciocínio lógico e a criatividade. Os alunos podem criar charadas ou adivinhações relacionadas ao conteúdo estudado. Essa atividade promove a interação entre os alunos e o desenvolvimento da habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Corrida de Obstáculos com Conteúdos

A corrida de obstáculos é uma atividade física que pode ser adaptada para incluir perguntas sobre os conteúdos estudados. Os alunos devem responder corretamente para avançar nas etapas da corrida. Essa atividade promove a prática de exercícios físicos e o aprendizado de forma dinâmica. Habilidade BNCC: EF15EF01.

10. Jogo de Role-Playing

O role-playing é uma técnica que permite aos alunos vivenciarem situações do cotidiano. Os professores podem criar cenários que abordem temas da BNCC, como cidadania e direitos humanos. Essa atividade promove a reflexão crítica e a empatia, além de desenvolver habilidades sociais. Habilidade BNCC: EF15CI01.