15 Ideias de Atividades (BNCC) jogos cooperativos ensino médio

1. Jogo da Memória Cooperativa

O Jogo da Memória Cooperativa é uma atividade que promove a interação entre os alunos, onde eles devem formar pares de cartas que possuem imagens ou palavras relacionadas a um tema específico. Para implementar essa atividade, os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, buscando as cartas que combinam. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF15LP01), que envolve a produção de textos e a leitura de diferentes gêneros textuais.

2. Caça ao Tesouro Temático

Nesta atividade, os alunos são divididos em equipes e recebem pistas que os levam a diferentes locais dentro da escola. Cada pista deve estar relacionada a um conteúdo estudado, como história ou ciências. A habilidade BNCC (EF15HI01) pode ser trabalhada, pois envolve a pesquisa e a análise de informações históricas. O trabalho em equipe é essencial para que as equipes consigam resolver os enigmas e encontrar o tesouro.

3. Teatro do Oprimido

O Teatro do Oprimido é uma técnica que permite aos alunos expressarem suas ideias e sentimentos sobre temas sociais. Os alunos podem criar pequenas peças que abordem questões como bullying ou desigualdade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF15AR02), que envolve a apreciação e a produção de obras artísticas. O trabalho em grupo é fundamental para a criação e encenação das peças.

4. Jogo de Role-Playing

No Jogo de Role-Playing, os alunos assumem papéis de personagens históricos ou literários e devem interagir entre si, discutindo e resolvendo conflitos. Essa atividade estimula a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas. A habilidade BNCC (EF15LP02) é contemplada, pois envolve a produção de narrativas e a interpretação de textos. Os alunos devem trabalhar juntos para desenvolver suas histórias e diálogos.

5. Debate Cooperativo

O Debate Cooperativo é uma atividade que promove a discussão de temas relevantes, onde os alunos são divididos em grupos para defender diferentes pontos de vista. Essa prática desenvolve habilidades de argumentação e escuta ativa, alinhadas à habilidade BNCC (EF15LP03). Os alunos devem pesquisar e preparar suas argumentações, colaborando para um debate respeitoso e produtivo.

6. Jogo do Desafio Matemático

Os alunos são divididos em grupos e recebem desafios matemáticos que devem ser resolvidos em conjunto. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a colaboração entre os alunos. A habilidade BNCC (EF15MA01) é abordada, pois envolve a resolução de problemas matemáticos. Os alunos devem discutir as melhores estratégias para encontrar as soluções.

7. Mapa Conceitual Colaborativo

Nesta atividade, os alunos trabalham juntos para criar um mapa conceitual sobre um tema estudado. Eles devem discutir e organizar as informações de forma visual, promovendo a construção coletiva do conhecimento. A habilidade BNCC (EF15CI01) é contemplada, pois envolve a sistematização de informações científicas. O trabalho em grupo é essencial para a troca de ideias e a elaboração do mapa.

8. Jogo de Simulação Econômica

Os alunos participam de uma simulação onde devem administrar recursos e tomar decisões econômicas em grupo. Essa atividade promove a compreensão de conceitos econômicos e a importância do trabalho em equipe. A habilidade BNCC (EF15GE01) é trabalhada, pois envolve a análise de questões econômicas e sociais. Os alunos devem colaborar para alcançar os melhores resultados na simulação.

9. Quiz Interativo

Os alunos são divididos em equipes e participam de um quiz interativo sobre conteúdos estudados. Essa atividade estimula a revisão de conteúdos de forma lúdica e colaborativa. A habilidade BNCC (EF15LP04) é abordada, pois envolve a leitura e interpretação de textos. O trabalho em equipe é fundamental para que os alunos consigam responder corretamente às perguntas.

10. Projeto de Pesquisa em Grupo

Nesta atividade, os alunos escolhem um tema de interesse e desenvolvem um projeto de pesquisa em grupo. Eles devem coletar informações, elaborar um relatório e apresentar os resultados para a turma. A habilidade BNCC (EF15CI02) é contemplada, pois envolve a investigação científica. O trabalho colaborativo é essencial para a troca de ideias e a construção do conhecimento.