15 Ideias de Atividades (BNCC) jogos cooperativos ensino fundamental

1. Jogo da Amizade

O Jogo da Amizade é uma atividade que promove a interação entre os alunos, onde cada um deve escrever o nome de um colega em um papel. Em seguida, os alunos devem compartilhar algo positivo sobre a pessoa escolhida. Essa atividade desenvolve habilidades socioemocionais e promove a empatia, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a convivência e o respeito às diferenças.

2. Caça ao Tesouro Cooperativo

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e recebem pistas que os levam a diferentes locais da escola. Cada pista deve ser resolvida em conjunto, estimulando a colaboração e a comunicação. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a importância do trabalho em equipe e a resolução de problemas em grupo.

3. Jogo das Cores

O Jogo das Cores é uma atividade que envolve a identificação de cores e formas. Os alunos devem trabalhar em duplas para encontrar objetos na sala de aula que correspondam às cores que foram sorteadas. Essa atividade promove a observação e a interação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF03, que trata da percepção e da expressão artística.

4. Corrida de Revezamento

A Corrida de Revezamento é uma atividade física que estimula o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em grupos e devem completar um percurso passando um bastão entre si. Essa atividade desenvolve habilidades motoras e a cooperação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF04, que aborda a importância da atividade física e do trabalho em equipe.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e, em grupos, desenvolvem uma pequena peça teatral. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e a colaboração entre os alunos. Está alinhada à habilidade BNCC EF15EF05, que enfatiza a importância da expressão artística e do trabalho em grupo.

6. Jogo da Memória Colaborativo

Os alunos criam um jogo da memória utilizando cartões que representam conceitos estudados em sala de aula. Em duplas, eles jogam e discutem as respostas, promovendo a revisão de conteúdo de forma divertida. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF06, que trata da construção do conhecimento em conjunto.

7. Desafio do Quebra-Cabeça

Os alunos são divididos em grupos e recebem peças de quebra-cabeça que, quando montadas, formam uma imagem relacionada ao conteúdo estudado. Essa atividade estimula a colaboração e o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF07, que aborda a resolução de problemas em grupo.

8. Jogo do Sim e Não

Nesta atividade, os alunos devem fazer perguntas para descobrir um objeto ou conceito que foi escolhido por um colega, mas só podem receber respostas de “sim” ou “não”. Essa dinâmica estimula a comunicação e o raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF08, que enfatiza a importância da comunicação eficaz.

9. Construindo Histórias em Grupo

Os alunos se reúnem em grupos e, utilizando palavras-chave, devem criar uma história coletiva. Cada aluno contribui com uma parte da narrativa, promovendo a criatividade e a colaboração. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF09, que trata da produção textual em grupo.

10. Jogo da Inclusão

O Jogo da Inclusão é uma atividade que visa promover a diversidade e a aceitação. Os alunos devem compartilhar experiências pessoais e discutir a importância da inclusão. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF10, que aborda a convivência respeitosa e a valorização das diferenças.