15 Ideias de Atividades (BNCC) João e o pé de feijão

1. Leitura e Interpretação do Texto

Inicie a atividade com a leitura do clássico conto “João e o Pé de Feijão”. Após a leitura, promova uma discussão em sala sobre os principais elementos da história, como personagens, enredo e moral. Os alunos podem ser divididos em grupos para discutir suas interpretações e, em seguida, apresentar suas conclusões para a turma. Essa atividade atende à habilidade BNCC de leitura e interpretação de textos literários.

2. Criação de Quadrinhos

Peça aos alunos que criem uma história em quadrinhos baseada em “João e o Pé de Feijão”. Eles devem ilustrar as principais cenas da narrativa e incluir diálogos entre os personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de síntese, além de atender à habilidade BNCC de produção de textos e artes visuais.

3. Dramatização da História

Organize uma atividade de dramatização onde os alunos possam encenar partes da história. Divida a turma em grupos e atribua a cada um uma cena específica. Os alunos devem criar seus próprios figurinos e cenários, promovendo a expressão artística e a colaboração em grupo. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC de expressão corporal e teatral.

4. Produção de um Diário de Bordo

Solicite que os alunos escrevam um diário de bordo do personagem João, narrando suas aventuras e sentimentos ao longo da história. Essa atividade incentiva a escrita reflexiva e a empatia, além de atender à habilidade BNCC de produção textual e desenvolvimento da escrita.

5. Estudo das Plantas e seu Crescimento

Realize uma atividade prática onde os alunos possam plantar feijões e observar seu crescimento ao longo do tempo. Eles devem registrar as mudanças em um caderno de campo, relacionando com a história de João. Essa atividade promove o aprendizado sobre ciências e a observação da natureza, alinhando-se à habilidade BNCC de investigação científica.

6. Debate sobre Moral da História

Promova um debate em sala sobre a moral da história de “João e o Pé de Feijão”. Pergunte aos alunos o que aprenderam com a narrativa e como isso se aplica à vida real. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, atendendo à habilidade BNCC de análise e reflexão.

7. Criação de um Mapa Conceitual

Peça aos alunos que elaborem um mapa conceitual sobre os principais temas e personagens da história. Eles devem relacionar os conceitos e mostrar como se conectam entre si. Essa atividade desenvolve a habilidade de organização do conhecimento e atende à habilidade BNCC de representação gráfica.

8. Produção de uma Música

Desafie os alunos a compor uma música inspirada na história de “João e o Pé de Feijão”. Eles podem criar letras que contem a história ou que transmitam a moral da narrativa. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão musical, alinhando-se à habilidade BNCC de produção musical.

9. Análise de Personagens

Realize uma atividade de análise de personagens, onde os alunos devem escolher um personagem da história e descrever suas características, motivações e evolução ao longo da narrativa. Essa atividade desenvolve a habilidade de análise literária e atende à habilidade BNCC de interpretação de personagens.

10. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro baseado na história de “João e o Pé de Feijão”. Eles devem desenvolver regras, desafios e perguntas relacionadas à narrativa. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a aplicação de conceitos matemáticos, alinhando-se à habilidade BNCC de jogos e raciocínio lógico.