15 Ideias de Atividades (BNCC) jazz infantil

1. Dança Livre ao Som de Jazz

Propor uma atividade de dança livre ao som de músicas de jazz é uma excelente maneira de estimular a expressão corporal das crianças. Os alunos podem se movimentar livremente, explorando diferentes ritmos e estilos. Essa atividade pode ser acompanhada de uma breve explicação sobre a história do jazz, permitindo que os alunos compreendam a importância cultural desse gênero musical. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Essa atividade não só promove a criatividade, mas também ensina sobre os diferentes sons que podem ser produzidos. Após a confecção, as crianças podem apresentar suas criações em uma pequena apresentação musical. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Jogos de Imitação de Danças de Jazz

Organizar jogos onde as crianças imitam danças de jazz pode ser uma forma divertida de aprender sobre os movimentos característicos desse estilo. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo deve apresentar uma dança diferente, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Contação de Histórias com Música de Jazz

Integrar a contação de histórias com trilhas sonoras de jazz pode enriquecer a experiência narrativa. Escolha histórias que tenham relação com o tema do jazz e utilize músicas para criar um ambiente envolvente. Essa atividade estimula a imaginação e a apreciação musical. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Oficina de Composição Musical

Propor uma oficina onde os alunos possam compor suas próprias músicas inspiradas no jazz é uma ótima maneira de desenvolver habilidades musicais. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar letras e melodias, e ao final, apresentar suas composições para a turma. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Análise de Vídeos de Dança Jazz

Assistir e analisar vídeos de danças de jazz pode proporcionar uma compreensão mais profunda do estilo. Após a visualização, os alunos podem discutir os movimentos, a música e a emoção transmitida, desenvolvendo habilidades críticas e analíticas. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Criação de um Mural Temático sobre Jazz

Os alunos podem criar um mural que represente a história do jazz, incluindo figuras importantes, instrumentos e estilos. Essa atividade promove a pesquisa e o trabalho em grupo, além de resultar em um produto visual que pode ser exposto na escola. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Jogo de Rimas com Temática Jazz

Desenvolver um jogo de rimas utilizando palavras relacionadas ao jazz pode ser uma forma divertida de trabalhar com a linguagem. Os alunos podem criar rimas e até pequenas poesias, estimulando a criatividade e a expressão verbal. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Apresentação de Jazz ao Vivo

Organizar uma apresentação de jazz ao vivo, convidando músicos locais, pode ser uma experiência enriquecedora. Os alunos podem participar como plateia, aprendendo sobre a performance ao vivo e a interação entre músicos. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Criação de um Jogo de Tabuleiro Temático

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que tenha como tema o jazz, incluindo perguntas sobre a história do gênero e desafios relacionados à música. Essa atividade promove o aprendizado de forma lúdica e interativa. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Estudo dos Instrumentos de Jazz

Realizar uma atividade onde os alunos possam conhecer os principais instrumentos utilizados no jazz, como saxofone, trompete e piano. Os alunos podem fazer pesquisas sobre cada instrumento e até mesmo experimentar tocar alguns deles, se possível. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Criação de uma Playlist de Jazz

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma playlist de músicas de jazz que considerem importantes. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre os artistas e a discussão sobre o impacto do jazz na cultura. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Mímica Musical com Jazz

Realizar uma atividade de mímica onde os alunos devem representar diferentes estilos de jazz ou dançarinos famosos. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de interpretação, além de ser muito divertida. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Criação de Cartazes sobre Jazz

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre o jazz, abordando sua história, principais artistas e estilos. Essa atividade pode ser exposta na escola, promovendo o conhecimento sobre o gênero musical. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Experiência Sensorial com Jazz

Propor uma atividade onde os alunos possam fechar os olhos e ouvir diferentes músicas de jazz, tentando descrever as emoções e imagens que surgem. Essa atividade estimula a percepção sensorial e a reflexão sobre a música. Habilidade BNCC: EF15AR15.