15 Ideias de Atividades (BNCC) interdisciplinar sobre alimentação saudável

1. Oficina de Receitas Saudáveis

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar receitas saudáveis que utilizem ingredientes locais. Cada grupo apresentará sua receita, explicando os benefícios nutricionais dos ingredientes escolhidos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos.

2. Criação de um Cardápio Semanal

Os alunos deverão elaborar um cardápio semanal balanceado, levando em consideração a pirâmide alimentar. Eles devem justificar suas escolhas e apresentar o cardápio para a turma. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15LP02, que trata da organização de informações em diferentes formatos.

3. Debate sobre Alimentação e Saúde

Promova um debate em sala de aula sobre a importância da alimentação saudável e seus impactos na saúde. Os alunos devem pesquisar e apresentar dados sobre doenças relacionadas à má alimentação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI03, que envolve a análise de informações científicas.

4. Visita a uma Feira de Alimentos

Organize uma visita a uma feira de alimentos locais. Os alunos poderão observar a variedade de frutas, verduras e outros produtos saudáveis. Após a visita, eles devem elaborar um relatório sobre a experiência, relacionando-a com a habilidade BNCC EF15GE01, que envolve a análise do espaço geográfico.

5. Jogo de Memória sobre Nutrientes

Crie um jogo de memória com cartões que contenham informações sobre diferentes nutrientes e suas funções no organismo. Os alunos devem jogar em duplas e, ao final, discutir o que aprenderam. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15CI04, que aborda o conhecimento sobre o corpo humano e suas necessidades.

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos deverão produzir vídeos curtos explicando a importância de uma alimentação saudável e dicas de como manter uma dieta equilibrada. Os vídeos podem ser compartilhados nas redes sociais da escola. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de conteúdos audiovisuais.

7. Criação de um Blog sobre Alimentação

Os alunos poderão criar um blog onde publicarão artigos sobre alimentação saudável, receitas e dicas. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que trata da produção de textos em diferentes gêneros.

8. Experiência de Plantio de Hortas

Os alunos participarão de uma atividade de plantio de hortas na escola. Eles aprenderão sobre a importância dos alimentos frescos e orgânicos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI05, que envolve o estudo dos ciclos da vida e a relação com o meio ambiente.

9. Palestra com Nutricionista

Convide um nutricionista para dar uma palestra sobre alimentação saudável. Os alunos poderão fazer perguntas e esclarecer dúvidas. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a escuta e a interação em situações de comunicação.

10. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos deverão criar cartazes informativos sobre os benefícios de uma alimentação saudável e expô-los na escola. Essa atividade promove a criatividade e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR01, que trata da produção de obras artísticas.