15 Ideias de Atividades (BNCC) interdisciplinar para ensino fundamental

1. Projeto de Mapa Conceitual sobre Sustentabilidade

Os alunos podem criar um mapa conceitual que relacione diferentes aspectos da sustentabilidade, como economia, meio ambiente e sociedade. Essa atividade promove a interdisciplinaridade entre Ciências, Geografia e Educação Ambiental. Habilidade BNCC: EF09CI01, EF09GE01.

2. Criação de um Jornal Escolar

Nesta atividade, os estudantes podem trabalhar em grupos para criar um jornal escolar que aborde temas relevantes da atualidade, como saúde, educação e cultura. Essa atividade integra Língua Portuguesa, História e Geografia. Habilidade BNCC: EF15LP01, EF09HI01.

3. Experimentos Científicos sobre Água

Os alunos podem realizar experimentos que demonstrem a importância da água e suas propriedades. Essa atividade pode ser realizada em Ciências e Matemática, onde os alunos medem e analisam dados. Habilidade BNCC: EF09CI02, EF09MA03.

4. Debate sobre Direitos Humanos

Organizar um debate sobre direitos humanos permite que os alunos explorem temas de cidadania e ética, integrando História, Filosofia e Língua Portuguesa. Habilidade BNCC: EF09HI02, EF09LP02.

5. Criação de um Blog sobre Literatura

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros e reflexões sobre obras literárias. Essa atividade envolve Língua Portuguesa e Tecnologia da Informação. Habilidade BNCC: EF15LP03, EF15ET01.

6. Produção de Vídeos Educativos

Os estudantes podem produzir vídeos educativos sobre temas de Ciências ou História, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade promove a integração entre Tecnologia, Ciências e História. Habilidade BNCC: EF09CI03, EF09HI03.

7. Estudo de Caso sobre a História Local

Os alunos podem investigar a história da comunidade local e apresentar suas descobertas em forma de apresentação. Essa atividade envolve História, Geografia e Língua Portuguesa. Habilidade BNCC: EF09HI04, EF09GE02.

8. Oficina de Artes com Temas Sociais

Realizar uma oficina de artes onde os alunos criam obras que abordem questões sociais, como desigualdade e inclusão. Essa atividade integra Artes, Sociologia e Educação Física. Habilidade BNCC: EF15AR01, EF09EF01.

9. Simulação de Conferência das Nações Unidas

Os alunos podem participar de uma simulação de conferência da ONU, discutindo temas globais como paz e desenvolvimento sustentável. Essa atividade envolve História, Geografia e Língua Estrangeira. Habilidade BNCC: EF09HI05, EF09GE03.

10. Criação de um Jogo de Tabuleiro Educativo

Os estudantes podem desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre temas de Ciências, Matemática ou História. Essa atividade promove a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF09MA04, EF09CI04.

11. Análise de Gráficos e Dados Estatísticos

Os alunos podem coletar dados sobre um tema de interesse e apresentá-los em gráficos, desenvolvendo habilidades em Matemática e Ciências. Habilidade BNCC: EF09MA05, EF09CI05.

12. Projeto de Horta Escolar

Os estudantes podem criar uma horta na escola, aprendendo sobre botânica, meio ambiente e alimentação saudável. Essa atividade integra Ciências e Educação Física. Habilidade BNCC: EF09CI06, EF09EF02.

13. Estudo de Biomas Brasileiros

Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre os diferentes biomas do Brasil, integrando Ciências e Geografia. Habilidade BNCC: EF09CI07, EF09GE04.

14. Criação de um Podcast sobre História

Os estudantes podem criar um podcast onde discutem eventos históricos, promovendo habilidades de pesquisa e comunicação. Habilidade BNCC: EF09HI06, EF09LP04.

15. Projeto de Voluntariado na Comunidade

Os alunos podem desenvolver um projeto de voluntariado, abordando temas de cidadania e responsabilidade social. Essa atividade envolve Educação Moral e Cívica, História e Sociologia. Habilidade BNCC: EF09EM01, EF09HI07.