15 Ideias de Atividades (BNCC) interdisciplinar ensino fundamental

1. Projeto de Horta Escolar

A criação de uma horta escolar é uma atividade interdisciplinar que envolve Ciências, Matemática e Educação Física. Os alunos podem aprender sobre o ciclo de vida das plantas, a importância da alimentação saudável e até mesmo realizar medições e cálculos relacionados ao espaço da horta. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas incluem: CIÊNCIAS (EF02CI03), MATEMÁTICA (EF02MA12) e EDUCAÇÃO FÍSICA (EF02EF01).

2. Contação de Histórias com Temas Sociais

Promover uma atividade de contação de histórias que aborde temas sociais relevantes, como diversidade e inclusão, pode ser uma excelente forma de integrar Língua Portuguesa, História e Artes. Os alunos podem criar suas próprias narrativas e apresentá-las, desenvolvendo habilidades de comunicação e empatia. As habilidades da BNCC incluem: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP01), HISTÓRIA (EF02HI01) e ARTES (EF02AR01).

3. Experimentos Científicos com Materiais Recicláveis

Realizar experimentos utilizando materiais recicláveis é uma atividade que promove a consciência ambiental e envolve Ciências e Matemática. Os alunos podem explorar conceitos de física e química, além de aprender sobre a importância da reciclagem. As habilidades da BNCC que podem ser abordadas são: CIÊNCIAS (EF02CI01) e MATEMÁTICA (EF02MA10).

4. Criação de um Jornal Escolar

A produção de um jornal escolar permite que os alunos desenvolvam habilidades de escrita, pesquisa e trabalho em equipe. Essa atividade pode envolver Língua Portuguesa, História e Geografia, onde os alunos podem investigar eventos locais e escrever sobre eles. As habilidades da BNCC incluem: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP02), HISTÓRIA (EF02HI02) e GEOGRAFIA (EF02GE01).

5. Teatro de Fantoches sobre Temas Históricos

O teatro de fantoches é uma forma divertida de ensinar História e Artes. Os alunos podem criar fantoches e encenar eventos históricos, desenvolvendo criatividade e habilidades de apresentação. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: HISTÓRIA (EF02HI03) e ARTES (EF02AR02).

6. Experiência de Culinária Internacional

Realizar uma atividade de culinária onde os alunos cozinham pratos de diferentes países pode integrar Língua Portuguesa, Geografia e Educação Física. Além de aprender sobre a cultura de outros países, os alunos podem praticar medidas e proporções. As habilidades da BNCC incluem: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP03), GEOGRAFIA (EF02GE02) e EDUCAÇÃO FÍSICA (EF02EF02).

7. Debate sobre Questões Ambientais

Organizar um debate sobre questões ambientais atuais permite que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação e pesquisa. Essa atividade pode envolver Ciências, Língua Portuguesa e Geografia. As habilidades da BNCC que podem ser abordadas são: CIÊNCIAS (EF02CI02), LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP04) e GEOGRAFIA (EF02GE03).

8. Criação de Mapas Conceituais

A elaboração de mapas conceituais sobre um tema estudado é uma excelente forma de integrar História, Geografia e Ciências. Os alunos podem trabalhar em grupos para organizar informações e apresentar suas ideias. As habilidades da BNCC incluem: HISTÓRIA (EF02HI04), GEOGRAFIA (EF02GE04) e CIÊNCIAS (EF02CI03).

9. Visita a um Museu Virtual

Explorar um museu virtual pode ser uma atividade rica que envolve História e Artes. Os alunos podem pesquisar sobre obras de arte e artefatos históricos, desenvolvendo habilidades de análise e interpretação. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: HISTÓRIA (EF02HI05) e ARTES (EF02AR03).

10. Criação de um Blog Educacional

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados sobre diferentes temas, integrando Língua Portuguesa, Tecnologia e História. Essa atividade estimula a escrita e o uso de ferramentas digitais. As habilidades da BNCC incluem: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP05), TECNOLOGIA (EF02TE01) e HISTÓRIA (EF02HI06).