15 Ideias de Atividades (BNCC) interdisciplinar ensino fundamental 2º ano

1. Jogo de Tabuleiro sobre História e Geografia

Uma atividade que envolve a criação de um jogo de tabuleiro onde os alunos devem responder perguntas sobre eventos históricos e características geográficas do Brasil. Os alunos podem trabalhar em grupos, desenvolvendo perguntas e respostas que se relacionem com as habilidades da BNCC, como a habilidade de identificar e analisar eventos históricos (Habilidade: EF09HI01) e compreender a dinâmica dos espaços geográficos (Habilidade: EF02GE01).

2. Feira de Ciências Interdisciplinar

Organizar uma feira de ciências onde os alunos apresentam projetos que envolvem ciências naturais e matemática. Cada grupo deve escolher um tema que relacione os conteúdos de ciências com conceitos matemáticos, como medições e gráficos. Essa atividade atende à habilidade de investigar fenômenos naturais (Habilidade: EF05CI01) e aplicar conceitos matemáticos em situações práticas (Habilidade: EF02MA02).

3. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas de atualidade, literatura e ciências. Cada edição pode incluir seções sobre notícias, entrevistas e resenhas de livros, promovendo a leitura e a escrita. Essa atividade se relaciona com a habilidade de produzir textos em diferentes gêneros (Habilidade: EF15LP01) e de compreender a função social da linguagem (Habilidade: EF15LP02).

4. Projeto de Sustentabilidade

Desenvolver um projeto que envolva práticas sustentáveis na escola, como a reciclagem de materiais e a economia de água. Os alunos podem pesquisar sobre a importância da sustentabilidade e apresentar suas ideias em um painel. Essa atividade se conecta com a habilidade de compreender a importância da preservação ambiental (Habilidade: EF05CI03) e de propor soluções para problemas sociais (Habilidade: EF02CI04).

5. Contação de Histórias com Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e desenvolver uma apresentação de contação de histórias que envolva elementos da cultura brasileira. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover o conhecimento sobre a diversidade cultural. Relaciona-se com a habilidade de reconhecer e valorizar a cultura local (Habilidade: EF15LP03) e de produzir narrativas (Habilidade: EF15LP04).

6. Experimentos Científicos em Grupo

Realizar experimentos científicos em grupos, onde cada grupo deve apresentar suas descobertas e conclusões. Os alunos podem explorar temas como reações químicas ou propriedades da água, desenvolvendo habilidades de investigação científica. Essa atividade atende à habilidade de formular hipóteses e realizar experimentos (Habilidade: EF09CI02) e de registrar e analisar dados (Habilidade: EF05CI02).

7. Mapa Mental sobre a História do Brasil

Os alunos podem criar mapas mentais que sintetizem a história do Brasil, destacando eventos importantes e suas consequências. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e a conexão entre diferentes períodos históricos. Relaciona-se com a habilidade de analisar a formação da sociedade brasileira (Habilidade: EF09HI02) e de identificar relações de causa e efeito (Habilidade: EF09HI03).

8. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como desigualdade e direitos humanos. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e escuta ativa. Essa atividade se relaciona com a habilidade de discutir questões sociais (Habilidade: EF09CI05) e de respeitar opiniões divergentes (Habilidade: EF15LP05).

9. Criação de um Blog Educacional

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas reflexões sobre temas estudados em sala de aula, como literatura, ciências e matemática. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de promover o uso de tecnologias digitais. Relaciona-se com a habilidade de produzir textos para diferentes mídias (Habilidade: EF15LP06) e de utilizar recursos digitais para pesquisa (Habilidade: EF02MA03).

10. Apresentação de Projetos em Vídeo

Os alunos podem desenvolver projetos e apresentá-los em formato de vídeo, abordando temas como meio ambiente, cultura e ciência. Essa atividade promove a criatividade e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades de comunicação. Relaciona-se com a habilidade de produzir e editar vídeos (Habilidade: EF15LP07) e de apresentar informações de forma clara (Habilidade: EF09CI06).