15 Ideias de Atividades (BNCC) interdisciplinar educação infantil

1. Contação de Histórias Interativas

A contação de histórias é uma prática que estimula a imaginação e a criatividade das crianças. Para torná-la interdisciplinar, os professores podem envolver diferentes áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Artes e Educação Física. Ao contar uma história, os alunos podem ser convidados a representar personagens, criar ilustrações e até mesmo encenar partes da narrativa. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a produção e a interpretação de textos.

2. Oficina de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma excelente maneira de trabalhar a coordenação motora e a expressão corporal. Os professores podem criar uma oficina onde as crianças aprendem canções que falam sobre temas da natureza, matemática ou ciências. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15EF01, que envolve a prática de atividades corporais e a apreciação musical.

3. Experimentos Científicos com Materiais Recicláveis

Realizar experimentos simples utilizando materiais recicláveis é uma forma de ensinar ciências de maneira prática e divertida. Os alunos podem criar vulcões com bicarbonato de sódio e vinagre ou construir pequenos barcos com garrafas PET. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15CI01, que trata da investigação e experimentação em ciências.

4. Jardins Sensoriais

Os jardins sensoriais são espaços que estimulam os sentidos das crianças. Os professores podem criar um jardim com diferentes texturas, cheiros e cores, permitindo que os alunos explorem o ambiente. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a apreciação e a criação artística.

5. Jogos de Matemática ao Ar Livre

Os jogos de matemática ao ar livre são uma maneira divertida de ensinar conceitos matemáticos. Os alunos podem participar de atividades como caça ao tesouro, onde precisam resolver problemas matemáticos para encontrar pistas. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15MA01, que trata da resolução de problemas e do raciocínio lógico.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos permite que as crianças desenvolvam habilidades de escrita e ilustração. Os professores podem incentivar os alunos a criar suas próprias histórias, integrando temas de ciências, história e literatura. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a produção de textos em diferentes gêneros.

7. Atividades de Culinária e Matemática

As atividades de culinária são uma excelente forma de trabalhar matemática de maneira prática. Os alunos podem medir ingredientes, contar porções e até mesmo calcular o tempo de cozimento. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15MA02, que envolve a resolução de problemas em contextos cotidianos.

8. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão oral. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e encenar histórias que abordem temas de cidadania e meio ambiente. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15CI02, que trata da comunicação e da expressão em diferentes contextos.

9. Exploração da Natureza

Levar as crianças para explorar a natureza é uma maneira eficaz de ensinar sobre o meio ambiente. Os professores podem organizar passeios em parques ou áreas verdes, onde os alunos podem observar plantas e animais. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI03, que envolve a observação e a descrição de fenômenos naturais.

10. Projetos de Arte com Materiais Naturais

Os projetos de arte utilizando materiais naturais, como folhas, pedras e galhos, permitem que as crianças se conectem com a natureza. Os professores podem incentivar os alunos a criar obras de arte que representem a biodiversidade. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR02, que aborda a criação artística com diferentes materiais.