15 Ideias de Atividades (BNCC) interdisciplinar 3º ano fundamental

1. Jogo de Matemática com História

Uma atividade que integra matemática e história pode ser realizada através da criação de um jogo de tabuleiro. Os alunos devem desenvolver perguntas relacionadas a eventos históricos e, ao mesmo tempo, resolver problemas matemáticos para avançar no jogo. Essa atividade atende à habilidade BNCC de Matemática (EF03MA01) e História (EF03HI01), promovendo a interdisciplinaridade e o trabalho em grupo.

2. Produção de Texto sobre Meio Ambiente

Os alunos podem escrever um texto coletivo sobre a importância da preservação do meio ambiente, utilizando conceitos de ciências e língua portuguesa. Essa atividade estimula a pesquisa sobre ecossistemas e a prática da escrita, alinhando-se às habilidades de Ciências (EF03CI01) e Língua Portuguesa (EF03LP01).

3. Experimentos Científicos com Arte

Realizar experimentos simples que envolvam reações químicas e, em seguida, criar uma obra de arte baseada nos resultados. Os alunos podem usar tintas feitas com os produtos dos experimentos, integrando Ciências (EF03CI02) e Artes (EF03AR01) de forma criativa e divertida.

4. Mapa do Brasil e Cálculo de Distâncias

Os alunos podem criar um mapa do Brasil e calcular distâncias entre as capitais utilizando escalas. Essa atividade une Geografia (EF03GE01) e Matemática (EF03MA02), permitindo que os alunos compreendam melhor a geografia do país enquanto praticam cálculos matemáticos.

5. Teatro sobre a História do Brasil

Os alunos podem encenar uma peça de teatro que retrate um período histórico do Brasil. Essa atividade envolve pesquisa, escrita de roteiros e atuação, abordando as habilidades de História (EF03HI02) e Artes (EF03AR02), além de desenvolver a expressão oral e a criatividade.

6. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas de atualidade, integrando Língua Portuguesa (EF03LP02), Matemática (EF03MA03) para calcular tiragens e Ciências (EF03CI03) para discutir temas ambientais. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e o trabalho em equipe.

7. Experiência de Culinária e Medidas

Os alunos podem participar de uma atividade de culinária onde precisam seguir uma receita, medindo ingredientes e discutindo as reações químicas que ocorrem durante o preparo. Essa atividade abrange Matemática (EF03MA04) e Ciências (EF03CI04), promovendo aprendizado prático e interdisciplinar.

8. Projeto de Sustentabilidade

Os alunos podem desenvolver um projeto sobre práticas sustentáveis na escola, envolvendo pesquisa, planejamento e apresentação. Essa atividade integra Ciências (EF03CI05) e Língua Portuguesa (EF03LP03), além de promover a conscientização ambiental e o trabalho colaborativo.

9. Estudo de Folclore e Criação de Contos

Os alunos podem estudar diferentes manifestações do folclore brasileiro e, em seguida, criar seus próprios contos inspirados nessas histórias. Essa atividade une Língua Portuguesa (EF03LP04) e História (EF03HI03), estimulando a criatividade e o conhecimento cultural.

10. Músicas e Matemática

Os alunos podem analisar letras de músicas que abordem temas matemáticos e, em seguida, criar suas próprias canções. Essa atividade integra Artes (EF03AR03) e Matemática (EF03MA05), promovendo a expressão artística e o raciocínio lógico de forma divertida.