15 Ideias de Atividades (BNCC) instrumentos musicais na educação infantil

1. Criação de Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis

Uma atividade que estimula a criatividade e a consciência ambiental é a criação de instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Os alunos podem usar garrafas PET, latas, papelão e outros itens para construir instrumentos como chocalhos, tambores e flautas. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03ET01 da BNCC, que propõe que as crianças explorem e experimentem diferentes materiais e suas propriedades.

2. Roda de Música e Dança

Organizar uma roda de música onde as crianças possam cantar e dançar é uma excelente forma de trabalhar a musicalidade. Os alunos podem escolher músicas que conhecem e criar coreografias simples. Essa atividade promove a interação social e o desenvolvimento motor, atendendo à habilidade EI03CG02 da BNCC, que incentiva a expressão corporal e a apreciação musical.

3. Jogo de Sons com Instrumentos

Utilizar diferentes instrumentos musicais para criar um jogo de sons é uma maneira divertida de ensinar as crianças sobre os timbres e ritmos. Os alunos podem adivinhar qual instrumento está sendo tocado ou criar sequências sonoras. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03ET02 da BNCC, que propõe a identificação e a exploração de sons e ritmos.

4. Contação de Histórias com Música

Integrar música à contação de histórias é uma forma eficaz de prender a atenção das crianças. Os educadores podem escolher histórias que tenham músicas relacionadas e convidar os alunos a participar cantando partes da narrativa. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03LP01 da BNCC, que incentiva a apreciação de diferentes formas de linguagem.

5. Oficina de Percussão Corporal

A percussão corporal é uma atividade que utiliza o próprio corpo como instrumento musical. As crianças podem aprender a produzir ritmos batendo palmas, estalando os dedos e batendo os pés. Essa prática desenvolve a coordenação motora e a percepção rítmica, atendendo à habilidade EI03ET03 da BNCC, que propõe a exploração de diferentes formas de expressão musical.

6. Criação de uma Banda da Turma

Formar uma banda com os alunos é uma atividade que promove o trabalho em equipe e a colaboração. Cada criança pode escolher um instrumento ou criar um, e juntos podem ensaiar uma música. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03CG03 da BNCC, que incentiva a participação em atividades coletivas e a valorização do trabalho em grupo.

7. Exploração de Ritmos de Diferentes Culturas

Apresentar ritmos e músicas de diferentes culturas é uma maneira de ampliar o conhecimento musical das crianças. Os educadores podem trazer instrumentos típicos de outras culturas e ensinar danças relacionadas. Essa atividade atende à habilidade EI03ET04 da BNCC, que propõe a valorização da diversidade cultural por meio da música.

8. Jogo de Imitação de Sons de Animais

Um jogo divertido que envolve imitar sons de animais pode ser realizado com as crianças. Os alunos podem usar instrumentos ou apenas suas vozes para reproduzir os sons. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03ET05 da BNCC, que incentiva a exploração de sons e a criatividade na produção musical.

9. Criação de Letras de Música

Estimular as crianças a criar suas próprias letras de música é uma atividade que desenvolve a linguagem e a criatividade. Os alunos podem trabalhar em grupos para compor canções sobre temas que gostam. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03LP02 da BNCC, que propõe a produção de textos orais e escritos em diferentes contextos.

10. Apresentação Musical para a Família

Organizar uma apresentação musical onde as crianças possam mostrar o que aprenderam é uma ótima forma de envolver as famílias. Os alunos podem se apresentar com os instrumentos que criaram ou com danças que ensaiaram. Essa atividade atende à habilidade EI03CG04 da BNCC, que incentiva a valorização do trabalho realizado em grupo e a interação com a comunidade.