15 Ideias de Atividades (BNCC) com instrumentos musicais para educação infantil

1. Criação de Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis

Uma atividade que estimula a criatividade e a consciência ambiental é a confecção de instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Os alunos podem criar chocalhos com garrafas pet, tambores com latas e flautas com canudos. Essa atividade se alinha à habilidade da BNCC EM13CNT101, que aborda a exploração de diferentes materiais e suas propriedades.

2. Roda de Música com Instrumentos de Percussão

Organizar uma roda de música onde cada criança toca um instrumento de percussão, como pandeiros, tambores e caixas, promove a socialização e o ritmo. Os alunos podem aprender sobre a importância do tempo e da batida, desenvolvendo a habilidade EM13CMA201, que envolve a percepção e a produção musical.

3. Dança e Movimento com Música

Incentivar os alunos a dançar e se movimentar ao som de diferentes gêneros musicais é uma maneira eficaz de trabalhar a coordenação motora. A atividade pode incluir a criação de coreografias simples, alinhando-se à habilidade EM13CMA202, que enfatiza a expressão corporal e a apreciação musical.

4. Jogo de Sons e Silêncios

Um jogo que envolve a identificação de sons e silêncios pode ser realizado com instrumentos como sinos e tambores. As crianças devem prestar atenção e responder a diferentes estímulos sonoros, desenvolvendo a habilidade EM13CMA203, que trata da escuta atenta e da percepção auditiva.

5. Contação de Histórias com Música

Integrar a música à contação de histórias enriquece a narrativa e a torna mais envolvente. Os alunos podem criar trilhas sonoras para suas histórias, utilizando instrumentos que representem diferentes personagens ou cenários, alinhando-se à habilidade EM13CMA204, que envolve a relação entre música e outras linguagens artísticas.

6. Oficina de Ritmos Brasileiros

Promover uma oficina onde as crianças aprendem sobre ritmos brasileiros, como samba e frevo, utilizando instrumentos típicos. Essa atividade permite que os alunos explorem a diversidade cultural do Brasil, alinhando-se à habilidade EM13CMA205, que aborda a valorização das manifestações culturais.

7. Criação de uma Banda Escolar

Formar uma banda escolar com os alunos, onde cada um toca um instrumento musical, promove o trabalho em equipe e a disciplina. Essa atividade pode ser realizada em eventos escolares, alinhando-se à habilidade EM13CMA206, que enfatiza a prática musical em grupo.

8. Jogos de Imitação de Sons

Realizar jogos onde as crianças imitam sons de instrumentos musicais ou de animais, desenvolvendo a criatividade e a percepção auditiva. Essa atividade se relaciona com a habilidade EM13CMA207, que envolve a exploração de diferentes sons e suas origens.

9. Exploração de Sons da Natureza

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para coletar sons da natureza e depois reproduzi-los com instrumentos. Essa atividade promove a conexão com o meio ambiente e a habilidade EM13CMA208, que trata da relação entre música e natureza.

10. Criação de Canções com Temas do Dia a Dia

Estimular os alunos a compor canções sobre temas do cotidiano, como alimentação e amizade, utilizando instrumentos musicais. Essa atividade desenvolve a habilidade EM13CMA209, que envolve a criação e a interpretação musical.