15 Ideias de Atividades (BNCC) insetos

1. Observação de Insetos em Campo

Uma atividade prática que envolve levar os alunos a um ambiente natural, como um parque ou jardim, para observar insetos em seu habitat. Os alunos devem anotar as características dos insetos que encontrarem, como cor, tamanho e comportamento. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI01, que propõe a observação de seres vivos em diferentes ambientes.

2. Criação de um Diário de Insetos

Nesta atividade, os alunos devem criar um diário onde registrarão suas observações sobre os insetos que encontram ao longo de um mês. Eles podem desenhar, escrever descrições e até colar fotos. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02CI02, que incentiva a documentação de experiências e observações científicas.

3. Montagem de um Terrário de Insetos

Os alunos podem montar um terrário para observar insetos como formigas ou grilos. Eles devem pesquisar sobre as necessidades dos insetos e criar um ambiente adequado. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02CI03, que aborda a construção de ambientes que favoreçam a vida de diferentes seres vivos.

4. Jogo de Memória dos Insetos

Os alunos podem criar um jogo de memória utilizando cartões com imagens e informações sobre diferentes insetos. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e está alinhada à habilidade BNCC EF02CI04, que incentiva o reconhecimento de diferentes espécies e suas características.

5. Pesquisa sobre Insetos Polinizadores

Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre insetos polinizadores, como abelhas e borboletas. Eles podem apresentar suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02CI05, que propõe a investigação de relações entre seres vivos e seu ambiente.

6. Experimento de Crescimento de Plantas com Insetos

Os alunos podem realizar um experimento para observar como a presença de insetos afeta o crescimento de plantas. Eles devem plantar sementes em dois vasos, um com insetos e outro sem, e registrar as diferenças. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF02CI06, que envolve a realização de experimentos e observações.

7. Criação de um Mapa de Insetos

Nesta atividade, os alunos devem criar um mapa que indique onde diferentes insetos podem ser encontrados em sua escola ou comunidade. Eles podem usar ícones para representar cada tipo de inseto. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI07, que propõe a representação de informações em diferentes formatos.

8. Teatro de Fantoches sobre Insetos

Os alunos podem criar fantoches de insetos e encenar uma peça que mostre a importância dos insetos no ecossistema. Essa atividade promove a criatividade e está alinhada à habilidade BNCC EF02AR01, que incentiva a expressão artística e a valorização da biodiversidade.

9. Coleta e Identificação de Insetos

Os alunos podem coletar insetos em um ambiente controlado e, em seguida, usar guias de identificação para catalogá-los. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02CI08, que propõe a identificação e classificação de seres vivos.

10. Criação de um Blog sobre Insetos

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas descobertas e experiências sobre insetos. Eles podem incluir textos, fotos e vídeos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI09, que incentiva a comunicação e a troca de informações sobre ciências.