15 Ideias de Atividades (BNCC) início das aulas

1. Dinâmica de Apresentação

Uma atividade que promove a integração entre os alunos é a dinâmica de apresentação. Cada aluno deve se apresentar, mencionando seu nome, idade e um hobby. Essa atividade ajuda a criar um ambiente acolhedor e a desenvolver a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Mapa da Turma

Os alunos podem criar um mapa da turma, onde cada um coloca uma foto e informações pessoais, como interesses e sonhos. Essa atividade estimula a empatia e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre temas que serão abordados ao longo do ano letivo. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e o aprendizado coletivo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Cartazes de Expectativas

Cada aluno pode criar um cartaz com suas expectativas para o ano letivo. Essa atividade permite que os alunos expressem seus desejos e objetivos, além de ser uma forma de visualização das metas. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Regras de Convivência

Os alunos podem participar da elaboração das regras de convivência da sala de aula. Essa atividade promove a responsabilidade e o senso de pertencimento ao ambiente escolar. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Linha do Tempo Pessoal

Cada aluno pode criar uma linha do tempo com eventos importantes de sua vida. Essa atividade estimula a reflexão sobre o passado e ajuda a desenvolver a habilidade de organização do pensamento. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Debate sobre Diversidade

Promover um debate sobre diversidade e inclusão, onde os alunos podem compartilhar suas opiniões e experiências. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento da empatia e do respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Caça ao Tesouro Literário

Organizar uma caça ao tesouro com livros e autores. Os alunos devem encontrar pistas relacionadas a obras literárias, estimulando o gosto pela leitura e o conhecimento sobre a literatura. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Projeto de Classe

Os alunos podem desenvolver um projeto de classe que envolva uma ação social, como arrecadação de alimentos ou roupas. Essa atividade promove a cidadania e a responsabilidade social. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem criar um jornal da turma, onde cada um contribui com notícias, entrevistas ou crônicas. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Apresentação de Talentos

Realizar uma apresentação de talentos, onde os alunos podem mostrar suas habilidades, como dança, música ou teatro. Essa atividade valoriza a individualidade e estimula a autoestima dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Mural de Frases Inspiradoras

Criar um mural com frases inspiradoras que os alunos escolherem. Essa atividade promove a reflexão e pode ser um espaço de motivação para todos. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Entrevista com um Professor

Os alunos podem entrevistar um professor sobre sua trajetória e experiências. Essa atividade ajuda a valorizar a profissão e a entender a importância da educação. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Oficina de Artes

Promover uma oficina de artes onde os alunos possam expressar suas emoções através da pintura ou do desenho. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Reflexão sobre o Futuro

Os alunos podem escrever uma redação sobre como imaginam seu futuro. Essa atividade estimula o planejamento e a reflexão sobre objetivos de vida. Habilidade BNCC: EF15LP15.