15 Ideias de Atividades (BNCC) inglês maternal

1. Atividade de Cores e Formas

Uma atividade lúdica que envolve a identificação de cores e formas em inglês. Os alunos podem usar recortes de papel colorido para criar figuras, enquanto praticam a pronúncia das palavras em inglês, como “red”, “blue”, “circle” e “square”. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a identificação de cores e formas em diferentes contextos.

2. Jogo da Memória com Animais

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando cartões com imagens de animais e suas respectivas palavras em inglês. Ao jogar, as crianças praticam a associação entre a imagem e a palavra, desenvolvendo o vocabulário. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva o reconhecimento de vocabulário básico em inglês.

3. Música e Dança

Utilizar músicas infantis em inglês, como “Head, Shoulders, Knees and Toes”, para ensinar partes do corpo. As crianças podem cantar e dançar, o que facilita a memorização das palavras. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a compreensão de músicas e rimas em inglês.

4. Contação de Histórias

Contar histórias curtas em inglês, utilizando livros ilustrados. As crianças podem interagir com a história, respondendo perguntas simples em inglês. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP04, que promove a compreensão de narrativas em língua inglesa.

5. Caça ao Tesouro de Palavras

Organizar uma caça ao tesouro onde as crianças devem encontrar objetos pela sala que correspondem a palavras em inglês, como “book”, “ball” e “table”. Essa atividade estimula a prática do vocabulário e está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP05, que incentiva a exploração de palavras em contextos reais.

6. Desenho e Descrição

As crianças podem desenhar um objeto ou animal e, em seguida, descrever em inglês o que desenharam. Essa atividade promove a expressão oral e escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a produção de textos simples em inglês.

7. Jogos de Role-Playing

Promover jogos de interpretação onde as crianças assumem papéis, como “loja” ou “restaurante”, e praticam diálogos simples em inglês. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP07, que incentiva a prática de situações cotidianas em inglês.

8. Atividade de Classificação

Utilizar objetos da sala de aula para classificar em grupos, como “toys”, “books” e “supplies”. As crianças devem nomear os objetos em inglês enquanto os organizam. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP08, que aborda a categorização de objetos e vocabulário em inglês.

9. Criação de Cartazes

As crianças podem criar cartazes com palavras e imagens que representam diferentes temas, como “family” ou “food”. Isso estimula a criatividade e a prática do vocabulário, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP09, que promove a produção de materiais visuais em inglês.

10. Atividade de Rimas

Realizar uma atividade onde as crianças devem encontrar palavras que rimam em inglês, como “cat” e “hat”. Elas podem criar pequenas poesias ou rimas, desenvolvendo a sonoridade da língua. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a exploração de rimas e sons em inglês.