15 Ideias de Atividades (BNCC) inglês fundamental 1

1. Jogo de Memória com Vocabulário

Crie um jogo de memória utilizando cartões com palavras e imagens relacionadas ao vocabulário do inglês. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memorização e a associação de palavras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a identificação de palavras e expressões em diferentes contextos.

2. Contação de Histórias em Inglês

Os alunos podem criar e apresentar histórias curtas em inglês, utilizando ilustrações ou fantoches. Essa atividade incentiva a criatividade e a prática da língua, além de desenvolver a habilidade de EF15LP02, que envolve a produção de textos orais e escritos.

3. Música e Dança

Utilize músicas em inglês que sejam populares entre os alunos e crie coreografias simples. A atividade promove a compreensão auditiva e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que trata da compreensão de canções e rimas.

4. Caça-Palavras Temático

Desenvolva um caça-palavras com vocabulário específico, como animais, cores ou alimentos. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, usá-las em frases. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais.

5. Entrevistas em Dupla

Os alunos podem realizar entrevistas em duplas, onde um faz perguntas e o outro responde. Essa atividade estimula a conversação e a prática do inglês falado, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que aborda a interação oral em situações cotidianas.

6. Criação de Cartazes

Peça aos alunos que criem cartazes sobre um tema específico, como suas comidas favoritas ou hobbies. Eles devem incluir descrições em inglês. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos informativos.

7. Jogos de Role-Playing

Organize jogos de interpretação de papéis onde os alunos devem atuar em situações do dia a dia, como ir ao supermercado ou fazer uma reserva em um hotel. Essa atividade promove a prática da língua em contextos reais, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a simulação de situações comunicativas.

8. Desenho e Descrição

Os alunos desenham um objeto ou cena e, em seguida, descrevem em inglês o que desenharam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de descrição, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que trata da produção de textos descritivos.

9. Vídeos em Inglês

Exiba pequenos vídeos em inglês e peça aos alunos que façam uma resenha ou resumo do que assistiram. Essa atividade desenvolve a compreensão auditiva e a habilidade de síntese, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a interpretação de diferentes mídias.

10. Quiz Interativo

Crie um quiz interativo com perguntas sobre o vocabulário aprendido. Os alunos podem responder individualmente ou em grupos, promovendo a competição saudável e a revisão de conteúdo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a avaliação do conhecimento adquirido.

11. Cartões Postais

Os alunos podem criar cartões postais em inglês para amigos ou familiares, descrevendo lugares que gostariam de visitar. Essa atividade incentiva a escrita e a expressão pessoal, alinhando-se à habilidade EF15LP11, que aborda a produção de textos pessoais.

12. Jogos de Tabuleiro

Utilize jogos de tabuleiro adaptados para o ensino de inglês, onde os alunos devem responder perguntas ou realizar tarefas em inglês para avançar no jogo. Essa atividade promove a interação e a prática da língua, alinhando-se à habilidade EF15LP12, que envolve a interação em grupo.

13. Atividades de Culinária

Realize uma atividade de culinária onde os alunos devem seguir uma receita em inglês. Essa prática desenvolve a compreensão de instruções e vocabulário relacionado à comida, alinhando-se à habilidade EF15LP13, que aborda a compreensão de textos instrucionais.

14. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches onde apresentam uma história em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática oral, alinhando-se à habilidade EF15LP14, que envolve a produção de textos dramáticos.

15. Debate sobre Temas Relevantes

Organize um debate em sala de aula sobre temas que interessem aos alunos, onde eles devem expressar suas opiniões em inglês. Essa atividade desenvolve a argumentação e a fluência, alinhando-se à habilidade EF15LP15, que aborda a interação e a argumentação em contextos formais.