15 Ideias de Atividades (BNCC) inglês ensino médio

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade dinâmica onde os alunos são divididos em grupos e recebem cartões com palavras em inglês. O objetivo é que eles criem frases utilizando essas palavras, promovendo a prática do vocabulário aprendido. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que enfatiza a produção de textos orais e escritos.

2. Debate sobre Temas Atuais

Os alunos escolhem um tema atual, como mudanças climáticas ou tecnologia, e se preparam para um debate em inglês. Essa atividade estimula a argumentação e a expressão de opiniões, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a compreensão e produção de diferentes gêneros textuais.

3. Criação de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre um tema de interesse, discutindo em inglês. Essa atividade desenvolve a escuta e a fala, além de promover a pesquisa e a organização de ideias. Relaciona-se à habilidade EF15LP03, que aborda a produção de textos orais.

4. Análise de Letras de Música

Os alunos escolhem uma música em inglês e fazem uma análise da letra, discutindo o significado e as emoções transmitidas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a interpretação de diferentes tipos de textos.

5. Dramatização de Cenas

Os alunos escolhem uma cena de um filme ou livro em inglês e a dramatizam em sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de estar alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos orais e a interação em diferentes contextos.

6. Entrevista com um Nativo

Organizar uma entrevista com um falante nativo de inglês, seja presencial ou virtual, proporciona aos alunos a oportunidade de praticar a conversação. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP06, que enfatiza a interação oral em situações reais.

7. Criação de Blog em Inglês

Os alunos podem criar um blog onde escrevem sobre temas variados em inglês. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos escritos em diferentes formatos.

8. Jogo de Role-Playing

Os alunos participam de um jogo de role-playing onde assumem diferentes personagens e interagem em inglês. Essa atividade promove a prática da língua em contextos variados, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a interação em diferentes gêneros textuais.

9. Produção de Vídeo

Os alunos criam um vídeo em inglês sobre um tema de interesse, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que aborda a produção de textos multimídia.

10. Clube do Livro

Os alunos leem um livro em inglês e se reúnem para discutir a obra. Essa atividade estimula a leitura crítica e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a interpretação e análise de textos literários.