15 Ideias de Atividades (BNCC) inglês ensino fundamental 1

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo de memória com palavras em inglês. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas traduções. Essa atividade promove a memorização e o reconhecimento de vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem escolher um livro em inglês e contar a história para a turma, utilizando ilustrações e expressões faciais. Essa atividade desenvolve a habilidade de fala e compreensão auditiva. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Música e Dança

Utilizar músicas em inglês para ensinar vocabulário e frases simples. Os alunos podem aprender a letra e criar uma coreografia. Essa atividade estimula a aprendizagem lúdica e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Desenho e Descrição

Os alunos desenham um objeto ou animal e, em seguida, descrevem em inglês o que desenharam. Essa atividade ajuda a desenvolver a escrita e a capacidade de descrever em inglês. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo de Role-Playing

Promover situações do cotidiano onde os alunos devem atuar em inglês, como ir ao mercado ou fazer uma visita. Essa atividade incentiva a prática da conversação em um contexto real. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas estão escritas em inglês. Os alunos devem seguir as instruções e encontrar os objetos. Essa atividade promove a leitura e a compreensão de textos em inglês. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas específicos, como animais ou comidas, utilizando palavras e frases em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e o uso do vocabulário aprendido. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Entrevistas

Os alunos podem realizar entrevistas uns com os outros em inglês, fazendo perguntas sobre hobbies, preferências e rotinas. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e fala. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogos de Tabuleiro

Criar um jogo de tabuleiro onde as perguntas e respostas são em inglês. Os alunos podem jogar em grupos, praticando a língua de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Vídeos e Apresentações

Os alunos podem criar vídeos curtos em inglês sobre um tema de interesse e apresentá-los para a turma. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Atividades de Leitura

Selecionar textos curtos em inglês e realizar atividades de leitura, como perguntas de compreensão e discussões em grupo. Essa prática melhora a compreensão leitora. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogos de Perguntas e Respostas

Organizar um quiz em inglês onde os alunos devem responder perguntas sobre temas variados. Essa atividade promove a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Experimentos Científicos

Realizar experimentos simples e descrever o processo e os resultados em inglês. Essa atividade integra ciência e língua, promovendo a aprendizagem interdisciplinar. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Debates

Promover debates sobre temas relevantes onde os alunos devem se expressar em inglês. Essa atividade desenvolve a argumentação e a fluência na língua. Habilidade BNCC: EF15LP15.