15 Ideias de Atividades (BNCC) inglês ensino fundamental

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade divertida que envolve o uso de cartões com palavras em inglês. Os alunos devem formar pares de palavras que tenham significados semelhantes ou opostos. Essa atividade promove a ampliação do vocabulário e a habilidade de leitura. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e desenvolvem pequenas peças em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da fala em um ambiente lúdico. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça-Palavras Temático

Os professores podem criar caça-palavras com temas específicos, como animais ou alimentos. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, usá-las em frases. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Música e Letra

Escolher uma música em inglês e pedir aos alunos que analisem a letra. Eles podem discutir o significado e até mesmo fazer uma apresentação da canção. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Entrevista em Duplas

Os alunos se dividem em duplas e fazem entrevistas uns aos outros sobre temas variados, como hobbies e preferências. Essa atividade ajuda na prática da conversação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Role-Playing

Os alunos assumem papéis em cenários do dia a dia, como ir ao supermercado ou fazer uma reserva em um hotel. Isso ajuda a desenvolver a fluência e a compreensão oral. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos em inglês, utilizando diálogos e ilustrações. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Descrição de Imagens

Os alunos recebem imagens e devem descrevê-las em inglês, utilizando vocabulário apropriado. Essa atividade melhora a habilidade de observação e a construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam perguntas e respostas em inglês. Os alunos jogam em grupos, o que promove a interação e a prática do idioma. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Diário em Inglês

Os alunos devem manter um diário em inglês, escrevendo sobre suas atividades diárias. Essa prática ajuda na escrita e na reflexão sobre o uso do idioma. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Quiz de Cultura Geral

Realizar um quiz com perguntas sobre cultura geral em inglês. Os alunos podem trabalhar em grupos para responder, promovendo a colaboração e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Vídeos e Debates

Assistir a vídeos curtos em inglês e promover debates sobre o conteúdo. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Atividades de Pronúncia

Realizar exercícios de pronúncia com os alunos, utilizando trava-línguas e frases desafiadoras. Essa prática é essencial para a fluência no idioma. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Cartazes

Os alunos criam cartazes sobre temas específicos, utilizando palavras e frases em inglês. Isso estimula a pesquisa e a apresentação de informações. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Jogos de Memória

Utilizar jogos de memória com palavras e imagens em inglês. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda na memorização do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP15.