15 Ideias de Atividades (BNCC) inglês EJA

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade interativa que envolve a criação de um jogo de palavras utilizando cartões com vocabulário em inglês. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, onde um aluno descreve a palavra sem dizer o termo, e o outro deve adivinhar. Essa atividade estimula a comunicação oral e a prática do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade permite que eles pratiquem a escrita e a criatividade, além de desenvolverem a compreensão de estruturas gramaticais. Os alunos podem apresentar suas histórias para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Entrevista com um Colega

Os alunos realizam entrevistas em inglês uns com os outros, utilizando um conjunto de perguntas previamente elaboradas. Essa atividade promove a prática da conversação e a escuta ativa, além de incentivar o uso do vocabulário aprendido. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Música e Análise de Letras

Escolher uma música em inglês e analisar a letra em sala de aula. Os alunos podem discutir o tema da música, o vocabulário e as expressões utilizadas. Essa atividade ajuda na compreensão auditiva e na interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Apresentação de Projetos

Os alunos desenvolvem um projeto sobre um tema de interesse e apresentam em inglês para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a prática da fala em público. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Role-Playing

Os alunos participam de um jogo de interpretação de papéis, onde devem atuar em situações cotidianas, como fazer compras ou pedir informações. Essa atividade desenvolve a fluência e a confiança na fala. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de um Blog em Inglês

Os alunos criam um blog onde postam textos em inglês sobre temas variados. Essa atividade incentiva a escrita e a expressão pessoal, além de permitir a prática de gramática e vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Debate sobre Temas Atuais

Organizar um debate em inglês sobre um tema atual, onde os alunos devem defender suas opiniões. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de promover a prática da língua. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Leitura de Contos em Inglês

Os alunos leem contos curtos em inglês e, em seguida, discutem o enredo e os personagens. Essa atividade melhora a compreensão de leitura e a capacidade de interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Vídeos em Inglês

Os alunos produzem vídeos curtos em inglês sobre um tema de interesse, podendo incluir entrevistas, reportagens ou apresentações. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua em um formato moderno. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvem perguntas e respostas em inglês. Os alunos jogam em grupos, praticando o vocabulário e a gramática de forma lúdica e interativa. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de Cartazes

Os alunos criam cartazes informativos sobre um tema em inglês, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Simulação de Entrevistas de Emprego

Os alunos simulam entrevistas de emprego em inglês, onde devem responder a perguntas comuns e apresentar suas habilidades. Essa atividade prepara os alunos para situações reais e desenvolve a confiança na fala. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Análise de Filmes em Inglês

Assistir a um filme em inglês e discutir os principais temas, personagens e lições aprendidas. Essa atividade melhora a compreensão auditiva e a capacidade de análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de um Dicionário Visual

Os alunos criam um dicionário visual com imagens e palavras em inglês. Essa atividade ajuda na memorização do vocabulário e na associação de palavras com suas representações visuais. Habilidade BNCC: EF15LP15.