15 Ideias de Atividades (BNCC) inglês 8ª série

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade interativa onde os alunos jogam um jogo de palavras cruzadas utilizando vocabulário aprendido nas aulas. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, promovendo a colaboração e a prática do inglês. O código da habilidade BNCC correspondente é EF08LI01, que aborda o uso de vocabulário em contextos variados.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação da gramática em um contexto divertido. A habilidade BNCC relacionada é EF08LP05, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos.

3. Debates Temáticos

Organizar um debate sobre temas atuais, onde os alunos devem expressar suas opiniões em inglês. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e fluência. O código da habilidade BNCC é EF08LI02, que trata da argumentação em língua inglesa.

4. Apresentações em Grupo

Os alunos se reúnem em grupos para preparar uma apresentação sobre um tema específico em inglês. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a prática da fala. A habilidade BNCC correspondente é EF08LP06, que aborda a apresentação de informações em diferentes formatos.

5. Jogos de Role-Playing

Os alunos participam de atividades de role-playing, onde assumem papéis e interagem em cenários simulados. Essa prática ajuda na construção de vocabulário e na fluência. O código da habilidade BNCC é EF08LI03, que incentiva a interação oral em situações simuladas.

6. Produção de Vídeos

Os alunos devem criar um vídeo curto em inglês sobre um tema de interesse. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua em um formato moderno. A habilidade BNCC relacionada é EF08LP07, que envolve a produção de conteúdos audiovisuais.

7. Leitura de Textos Autênticos

Os alunos leem textos autênticos, como artigos ou contos, e discutem seu conteúdo em inglês. Essa atividade melhora a compreensão leitora e a capacidade de discussão. O código da habilidade BNCC é EF08LI04, que trata da leitura e interpretação de textos diversos.

8. Criação de Blogs

Os alunos criam um blog em inglês sobre um tema de sua escolha, publicando textos e interagindo com os comentários. Essa atividade desenvolve a escrita e a interação digital. A habilidade BNCC correspondente é EF08LP08, que aborda a produção de textos para mídias digitais.

9. Música e Análise de Letras

Os alunos escolhem uma música em inglês, analisam a letra e discutem seu significado. Essa atividade conecta a cultura e a língua, além de desenvolver a compreensão auditiva. O código da habilidade BNCC é EF08LI05, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

10. Entrevistas em Inglês

Os alunos realizam entrevistas em inglês, seja com colegas ou convidados, sobre temas variados. Essa prática desenvolve habilidades de escuta e fala. A habilidade BNCC relacionada é EF08LI06, que trata da realização de entrevistas e diálogos em inglês.