15 Ideias de Atividades (BNCC) inglês 3º ano ensino médio

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade interativa que envolve a criação de um jogo de palavras utilizando vocabulário aprendido em sala. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar cartões com palavras e definições, promovendo a colaboração e a prática do idioma. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01, que envolve o uso de vocabulário em contextos variados.

2. Debate sobre Temas Atuais

Os alunos podem escolher um tema atual e preparar argumentos para um debate em inglês. Essa atividade estimula a pesquisa e a expressão oral, além de desenvolver habilidades críticas. A atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que foca na argumentação e na defesa de pontos de vista.

3. Criação de Podcasts

Os estudantes podem criar um podcast sobre um tema de interesse, utilizando o inglês como língua principal. Essa atividade incentiva a escuta ativa e a produção oral, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos orais e escritos em diferentes formatos.

4. Análise de Letras de Música

Os alunos podem escolher uma música em inglês e analisar sua letra, discutindo o significado e o contexto cultural. Essa atividade promove a interpretação de textos e a apreciação musical, ligada à habilidade EF15LP04, que trata da análise de diferentes gêneros textuais.

5. Produção de Vídeos

Os alunos podem produzir um vídeo curto em inglês sobre um tema específico, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos multimídia.

6. Leitura de Contos

Os estudantes podem ler contos em inglês e, em seguida, discutir os personagens e a trama. Essa atividade desenvolve a compreensão leitora e a capacidade de análise, relacionada à habilidade EF15LP06, que foca na interpretação de textos literários.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos narrativos.

8. Entrevistas em Inglês

Os estudantes podem realizar entrevistas em inglês com colegas ou familiares, praticando a escuta e a fala. Essa atividade promove a interação social e a prática do idioma, relacionada à habilidade EF15LP08, que trata da produção e compreensão de textos orais.

9. Jogos de Role-Playing

Os alunos podem participar de jogos de role-playing, onde assumem papéis e interagem em cenários fictícios em inglês. Essa atividade estimula a prática oral e a improvisação, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a utilização da língua em contextos variados.

10. Criação de Blogs

Os estudantes podem criar um blog em inglês sobre um tema de interesse, escrevendo posts e interagindo com comentários. Essa atividade promove a escrita e a reflexão, relacionada à habilidade EF15LP10, que foca na produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

11. Apresentações em Grupo

Os alunos podem trabalhar em grupos para preparar uma apresentação sobre um tema específico, utilizando recursos visuais. Essa atividade desenvolve a habilidade de falar em público e a colaboração, alinhando-se à habilidade EF15LP11, que envolve a produção de textos orais em contextos formais.

12. Criação de Cartazes

Os estudantes podem criar cartazes informativos sobre temas culturais ou históricos, utilizando o inglês. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, relacionada à habilidade EF15LP12, que foca na produção de textos informativos.

13. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Os alunos podem criar e jogar jogos de tabuleiro que envolvem perguntas e respostas em inglês. Essa atividade promove a prática do vocabulário e a interação social, alinhando-se à habilidade EF15LP13, que envolve a utilização da língua em contextos lúdicos.

14. Análise de Filmes

Os estudantes podem assistir a um filme em inglês e discutir os temas e personagens em sala de aula. Essa atividade estimula a compreensão auditiva e a análise crítica, relacionada à habilidade EF15LP14, que foca na interpretação de diferentes gêneros audiovisuais.

15. Criação de Jogos de Perguntas

Os alunos podem criar um jogo de perguntas e respostas sobre conteúdos estudados, utilizando o inglês. Essa atividade promove a revisão de conteúdos e a prática oral, alinhando-se à habilidade EF15LP15, que envolve a utilização da língua em contextos de revisão e prática.