15 Ideias de Atividades (BNCC) informática educativa

1. Criação de Jogos Educativos Digitais

Os alunos podem desenvolver jogos educativos utilizando plataformas como Scratch ou Construct. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico, além de promover o trabalho em equipe. As habilidades BNCC correspondentes incluem: EF15ET01 (desenvolver soluções em tecnologia) e EF15ET02 (analisar e modificar projetos).

2. Montagem de Blogs Educacionais

Os estudantes podem criar blogs sobre temas de interesse, utilizando ferramentas como WordPress ou Blogger. Essa atividade incentiva a escrita e a pesquisa, além de desenvolver habilidades de comunicação. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15LP01 (produzir textos) e EF15LP02 (usar diferentes mídias).

3. Programação de Robôs

Utilizando kits de robótica, os alunos podem programar robôs para realizar tarefas específicas. Essa atividade promove o aprendizado de lógica de programação e resolução de problemas. As habilidades BNCC relacionadas incluem: EF15ET03 (programar dispositivos) e EF15ET04 (testar e avaliar soluções).

4. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos explicativos sobre conteúdos estudados, utilizando ferramentas como Canva ou Adobe Spark. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15LP03 (comunicar-se em diferentes formatos) e EF15AR01 (produzir e editar vídeos).

5. Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

Os estudantes podem criar aplicativos simples utilizando plataformas como App Inventor. Essa atividade promove o aprendizado sobre tecnologia e design. As habilidades BNCC relacionadas incluem: EF15ET05 (desenvolver aplicativos) e EF15ET06 (avaliar a usabilidade).

6. Simulações de Experimentos Científicos

Utilizando softwares de simulação, os alunos podem realizar experimentos virtuais em diversas áreas do conhecimento. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a curiosidade científica. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15CI01 (realizar investigações) e EF15CI02 (analisar dados).

7. Criação de Infográficos

Os alunos podem desenvolver infográficos sobre temas estudados, utilizando ferramentas como Piktochart ou Canva. Essa atividade ajuda na organização de informações e no desenvolvimento de habilidades visuais. As habilidades BNCC relacionadas incluem: EF15LP04 (organizar informações) e EF15AR02 (produzir infográficos).

8. Jogos de Tabuleiro Digitais

Os estudantes podem criar versões digitais de jogos de tabuleiro clássicos, utilizando plataformas como Tabletopia. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a estratégia. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15ET07 (desenvolver jogos) e EF15ET08 (testar e modificar jogos).

9. Criação de Podcasts

Os alunos podem produzir podcasts sobre temas relevantes, utilizando ferramentas como Anchor ou Audacity. Essa atividade estimula a oralidade e a pesquisa. As habilidades BNCC relacionadas incluem: EF15LP05 (produzir áudio) e EF15LP06 (analisar diferentes formatos de áudio).

10. Projetos de Realidade Aumentada

Utilizando aplicativos de realidade aumentada, os alunos podem criar projetos interativos que complementem o aprendizado. Essa atividade estimula a inovação e a criatividade. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15ET09 (explorar tecnologias emergentes) e EF15ET10 (avaliar o impacto da tecnologia).