15 Ideias de Atividades (BNCC) informática básica Word

1. Criação de Documentos Simples

Uma das atividades mais básicas e essenciais no Word é a criação de documentos simples. Os alunos podem aprender a abrir o programa, criar um novo documento e salvar suas produções. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a produção de textos em diferentes formatos e a utilização de ferramentas digitais para isso.

2. Formatação de Texto

Os alunos podem explorar as diversas opções de formatação de texto, como negrito, itálico, sublinhado e alteração de fontes. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de EF15LP02, que envolve a revisão e edição de textos, além de promover a estética e clareza na apresentação de informações.

3. Inserção de Imagens

Outra atividade interessante é a inserção de imagens nos documentos. Os alunos podem aprender a buscar imagens na internet e inseri-las em seus textos, respeitando direitos autorais. Essa prática está alinhada à habilidade EF15LP03, que trata da utilização de diferentes recursos visuais para enriquecer a comunicação escrita.

4. Criação de Listas

Os alunos podem praticar a criação de listas numeradas e com marcadores, o que é útil para organizar informações. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP04, que envolve a organização de ideias e a estruturação de textos de forma clara e coesa.

5. Uso de Tabelas

A criação de tabelas no Word é uma excelente maneira de ensinar os alunos a organizar dados. Eles podem aprender a inserir, formatar e editar tabelas, desenvolvendo a habilidade EF15LP05, que aborda a representação e análise de informações em diferentes formatos.

6. Criação de Cartões de Visita

Os alunos podem projetar cartões de visita utilizando o Word, o que estimula a criatividade e o uso de formatação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos com diferentes finalidades e públicos-alvo.

7. Edição de Texto

Os alunos podem aprender a revisar e editar textos já existentes, utilizando ferramentas como o corretor ortográfico e gramatical. Essa prática se relaciona com a habilidade EF15LP07, que trata da importância da revisão na produção textual.

8. Criação de Convites

Uma atividade divertida é a criação de convites para eventos fictícios. Os alunos podem explorar diferentes layouts e estilos, desenvolvendo a habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos com características específicas e adequadas ao contexto.

9. Uso de Estilos e Temas

Os alunos podem aprender a aplicar estilos e temas predefinidos no Word, o que facilita a formatação de documentos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP09, que aborda a utilização de recursos digitais para a apresentação de textos de forma atrativa.

10. Criação de Currículos

Por fim, os alunos podem desenvolver currículos utilizando o Word, aprendendo a destacar suas habilidades e experiências. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos com a finalidade de apresentação pessoal e profissional.