15 Ideias de Atividades (BNCC) infantil II

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o reconhecimento de palavras. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas respectivas imagens. Esta atividade pode ser adaptada para diferentes temas, como animais, frutas ou objetos do cotidiano. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Os alunos podem criar fantoches utilizando materiais recicláveis e, em seguida, contar histórias em grupos. Essa atividade desenvolve a criatividade, a expressão oral e a habilidade de trabalhar em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Pintura com os Dedos

Uma atividade sensorial que permite que as crianças explorem cores e texturas. Forneça tintas atóxicas e papéis grandes para que os alunos possam criar suas obras de arte utilizando os dedos. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Caça ao Tesouro

Organize uma caça ao tesouro dentro da sala de aula ou no pátio da escola. Crie pistas que levem as crianças a diferentes locais, onde encontrarão objetos ou informações. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15MA01.

5. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando uma caixa de papelão e figuras recortadas. Eles devem elaborar uma pequena peça e apresentá-la para os colegas. Essa atividade desenvolve a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Experimentos Científicos Simples

Realize experimentos simples, como a mistura de água e óleo, para demonstrar conceitos básicos de ciência. As crianças podem observar as reações e discutir o que acontece. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a escrita, a leitura e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP03.

8. Jogos de Raciocínio Lógico

Utilize jogos de tabuleiro ou quebra-cabeças que estimulem o raciocínio lógico. Os alunos podem jogar em grupos, desenvolvendo habilidades de estratégia e cooperação. Habilidade BNCC: EF15MA02.

9. Atividades de Jardinagem

Leve as crianças para o jardim da escola e ensine-as a plantar sementes. Essa atividade ensina sobre a natureza, o ciclo de vida das plantas e a importância da preservação ambiental. Habilidade BNCC: EF15CI02.

10. Dança e Movimento

Organize uma aula de dança onde as crianças possam se expressar através do movimento. Utilize músicas infantis e incentive a criatividade na criação de coreografias. Habilidade BNCC: EF15AR03.

11. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais. Após a confecção, eles podem realizar uma apresentação ou desfile. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR04.

12. Jogos de Imitação

Promova jogos onde as crianças devem imitar animais ou personagens. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF01.

13. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas variados, como saúde, meio ambiente ou alimentação saudável. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

14. Brincadeiras Tradicionais

Resgate brincadeiras tradicionais, como “pular corda” ou “esconde-esconde”. Essas atividades promovem a socialização e o desenvolvimento motor das crianças. Habilidade BNCC: EF15EF02.

15. Contagem de Histórias em Grupo

Os alunos podem se reunir em grupos para contar histórias uns aos outros, utilizando livros ilustrados ou criando suas próprias narrativas. Essa atividade desenvolve a oralidade e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP05.