15 Ideias de Atividades (BNCC) horta educação infantil

1. Plantio de Sementes

Uma atividade fundamental para introduzir as crianças ao mundo das plantas é o plantio de sementes. Os alunos podem escolher diferentes tipos de sementes, como feijão, milho ou girassol, e aprender sobre o ciclo de vida das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI01, que aborda a observação e o registro de fenômenos naturais.

2. Criação de um Diário da Horta

Os alunos podem criar um diário da horta, onde registrarão o crescimento das plantas, as mudanças que ocorrem e as atividades realizadas. Essa prática estimula a escrita e a observação, alinhando-se à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos e a organização de informações.

3. Identificação de Plantas

Uma atividade de identificação de plantas pode ser realizada, onde as crianças aprendem a reconhecer diferentes espécies que podem ser cultivadas na horta. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF02CI02, que trata da classificação de seres vivos e suas características.

4. Experimentos com Solo

Os alunos podem realizar experimentos para entender a importância do solo para o crescimento das plantas. Eles podem testar diferentes tipos de solo e observar como isso afeta o desenvolvimento das plantas. Essa atividade se relaciona à habilidade EF02CI03, que aborda a investigação de propriedades dos materiais.

5. Horta Vertical

Construir uma horta vertical é uma atividade divertida e educativa. As crianças podem usar garrafas PET ou pallets para criar uma horta que ocupa menos espaço. Essa atividade se alinha à habilidade EF02CI04, que envolve a aplicação de conhecimentos para resolver problemas do cotidiano.

6. Coleta de Água da Chuva

Os alunos podem aprender sobre a importância da água na agricultura ao coletar água da chuva. Essa atividade pode incluir a construção de um sistema simples de captação de água, alinhando-se à habilidade EF02CI05, que trata da relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

7. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre as plantas que estão cultivando, incluindo informações sobre cuidados e benefícios. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos informativos.

8. Atividades de Culinária

Utilizar os vegetais da horta em atividades de culinária é uma excelente forma de integrar aprendizado e prática. As crianças podem preparar saladas ou sucos, aprendendo sobre a importância da alimentação saudável. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos culinários.

9. Jogos de Memória com Plantas

Os alunos podem participar de jogos de memória utilizando imagens de diferentes plantas e suas características. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento de forma lúdica, alinhando-se à habilidade EF02CI06, que trata da identificação de seres vivos e suas interações.

10. Observação de Insetos

Por fim, a observação de insetos na horta pode ser uma atividade fascinante. As crianças podem aprender sobre a importância dos insetos para o ecossistema e como eles ajudam na polinização. Essa atividade se relaciona à habilidade EF02CI07, que aborda a observação de seres vivos e suas interações.