15 Ideias de Atividades (BNCC) história local e do cotidiano

1. Mapeamento da História Local

Os alunos podem realizar um mapeamento da história local, identificando pontos históricos, como praças, monumentos e edifícios significativos. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo fica responsável por pesquisar e apresentar um local específico. As habilidades da BNCC relacionadas incluem: EF15HI01 e EF15HI02.

2. Entrevistas com Moradores Antigos

Promova entrevistas com moradores mais velhos da comunidade para que os alunos possam coletar histórias e memórias sobre a cidade. Essa atividade estimula a oralidade e a valorização da história local. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EF15HI03 e EF15HI04.

3. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas relacionados à história local e ao cotidiano. Eles podem incluir entrevistas, reportagens e crônicas. Essa atividade pode desenvolver habilidades de escrita e pesquisa, alinhadas às habilidades da BNCC: EF15LP01 e EF15LP02.

4. Visitas a Museus Locais

Organize visitas a museus da cidade, onde os alunos poderão aprender sobre a história local de forma interativa. Após a visita, os alunos podem elaborar um relatório ou uma apresentação sobre o que aprenderam. As habilidades da BNCC que se aplicam são: EF15HI05 e EF15HI06.

5. Criação de Linha do Tempo

Os alunos podem criar uma linha do tempo que represente eventos significativos da história local. Essa atividade pode ser feita em grupos e pode incluir pesquisa e apresentação. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas incluem: EF15HI07 e EF15HI08.

6. Teatro de Fantoches sobre Histórias Locais

Os alunos podem desenvolver um teatro de fantoches que represente histórias ou lendas locais. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades de comunicação. As habilidades da BNCC relacionadas são: EF15AR01 e EF15AR02.

7. Criação de um Blog sobre a História Local

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas descobertas sobre a história local e o cotidiano. Essa atividade pode incluir textos, fotos e vídeos, promovendo a alfabetização digital. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EF15LP03 e EF15LP04.

8. Pesquisa sobre Festas e Tradições Locais

Os alunos podem pesquisar sobre festas e tradições da comunidade, apresentando suas descobertas em forma de painel ou apresentação oral. Essa atividade pode desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação, alinhadas às habilidades da BNCC: EF15HI09 e EF15HI10.

9. Criação de um Documentário

Os alunos podem produzir um documentário sobre a história da sua cidade, utilizando entrevistas, imagens e narrações. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe. As habilidades da BNCC que se aplicam são: EF15LP05 e EF15LP06.

10. Jogos de Tabuleiro sobre História Local

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro que abordem a história local, utilizando perguntas e desafios relacionados a eventos e personagens históricos. Essa atividade promove a aprendizagem lúdica e o trabalho em grupo, alinhando-se às habilidades da BNCC: EF15HI11 e EF15HI12.