15 Ideias de Atividades (BNCC) de história e geografia séries iniciais

1. Mapa da História Pessoal

Os alunos devem criar um mapa que represente a sua própria história, marcando eventos importantes de suas vidas, como nascimento, mudanças de escola e viagens. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15HI01, que propõe que os estudantes reconheçam a importância de sua própria história dentro do contexto histórico mais amplo.

2. Linha do Tempo de Descobrimentos

Os alunos podem desenvolver uma linha do tempo que destaque os principais descobrimentos geográficos e históricos, como a descoberta do Brasil e a Revolução Industrial. Essa atividade atende à habilidade EF15HI02, que incentiva a compreensão dos processos históricos e suas consequências.

3. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Geografia

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre os continentes, países e suas características geográficas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15GE01, que busca desenvolver o conhecimento geográfico dos alunos sobre o mundo.

4. Criação de um Diário de Viagem

Os alunos devem criar um diário de viagem fictício, descrevendo uma viagem a um lugar histórico ou geográfico de sua escolha. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15HI03, que estimula a pesquisa e a escrita sobre temas históricos.

5. Teatro de Fantoches sobre Eventos Históricos

Os alunos podem criar fantoches e encenar eventos históricos, como a Proclamação da Independência. Essa atividade atende à habilidade EF15HI04, que promove a interpretação de eventos históricos de forma lúdica.

6. Mapa Mental de Cidades Brasileiras

Os alunos devem elaborar um mapa mental que reúna informações sobre diferentes cidades brasileiras, incluindo aspectos culturais e geográficos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15GE02, que incentiva a compreensão da diversidade cultural no Brasil.

7. Pesquisa sobre a História da Alimentação no Brasil

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a evolução da alimentação no Brasil, desde os indígenas até a atualidade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15HI05, que busca compreender as transformações sociais e culturais ao longo do tempo.

8. Criação de um Mapa de Riquezas Naturais

Os alunos devem criar um mapa que destaque as riquezas naturais de sua região, como rios, montanhas e florestas. Essa atividade atende à habilidade EF15GE03, que promove a análise das características naturais do espaço geográfico.

9. Debate sobre a Importância da Preservação Histórica

Os alunos podem participar de um debate sobre a importância da preservação de patrimônios históricos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15HI06, que incentiva a reflexão sobre a história e sua preservação.

10. Criação de um Jornal Escolar sobre História e Geografia

Os alunos devem criar um jornal escolar que aborde temas de história e geografia, incluindo entrevistas e reportagens. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15HI07, que estimula a produção de textos informativos e a pesquisa.