15 Ideias de Atividades (BNCC) história em quadrinhos 5º ano

1. Criação de Histórias em Quadrinhos sobre a História do Brasil

Nesta atividade, os alunos devem criar uma história em quadrinhos que retrate um evento importante da história do Brasil, como a Independência ou a Proclamação da República. Os alunos podem trabalhar em grupos, pesquisando sobre o tema e desenvolvendo os personagens e diálogos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF15HI01), que envolve a análise de diferentes fontes históricas.

2. Quadrinhos e Direitos Humanos

Os alunos irão explorar a temática dos direitos humanos através da criação de quadrinhos que abordem questões como igualdade, liberdade e respeito. Eles podem escolher um direito específico e desenvolver uma narrativa que ilustre sua importância. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF15HI02), que trata da compreensão dos direitos e deveres dos cidadãos.

3. Biografias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos devem escolher uma figura histórica relevante e criar uma biografia em forma de quadrinhos. Eles devem pesquisar sobre a vida e as contribuições dessa pessoa, transformando a informação em uma narrativa visual. Essa atividade atende à habilidade BNCC (EF15HI03), que envolve a análise de personagens históricos e suas influências.

4. Quadrinhos e Cultura Popular

Os alunos irão criar quadrinhos que representem elementos da cultura popular brasileira, como festas, danças e tradições. Essa atividade pode incluir pesquisa sobre a origem e a importância cultural desses elementos. Está alinhada à habilidade BNCC (EF15HI04), que envolve a valorização da diversidade cultural.

5. Quadrinhos e Meio Ambiente

Os alunos devem desenvolver quadrinhos que abordem questões ambientais, como a preservação da natureza e a importância da sustentabilidade. Eles podem criar personagens que lutam pela proteção do meio ambiente. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF15HI05), que trata da consciência ambiental e cidadania.

6. Criação de Quadrinhos sobre Invenções e Descobertas

Nesta atividade, os alunos irão pesquisar sobre invenções e descobertas que mudaram a história e criar quadrinhos que expliquem seu funcionamento e impacto. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF15HI06), que envolve a compreensão de como as inovações influenciam a sociedade.

7. Quadrinhos e Literatura

Os alunos devem escolher um livro ou conto e adaptá-lo para o formato de quadrinhos. Essa atividade estimula a leitura e a interpretação de textos, além de desenvolver a criatividade. Está alinhada à habilidade BNCC (EF15HI07), que envolve a análise e interpretação de diferentes gêneros textuais.

8. Quadrinhos e Mídia

Os alunos irão criar quadrinhos que discutam a influência da mídia na sociedade, abordando temas como fake news e a responsabilidade dos meios de comunicação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF15HI08), que trata da análise crítica da informação.

9. Quadrinhos e História da Arte

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar sobre um movimento artístico e criar quadrinhos que expliquem suas características e principais artistas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF15HI09), que envolve a apreciação e análise de obras de arte.

10. Quadrinhos e Cidadania

Os alunos irão criar quadrinhos que abordem temas relacionados à cidadania, como a importância do voto e a participação em movimentos sociais. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF15HI10), que trata da formação da cidadania e do exercício da democracia.