15 Ideias de Atividades (BNCC) história em quadrinhos 2º ano

1. Criação de Histórias em Quadrinhos sobre a Família

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem a sua própria família, explorando a diversidade familiar e as relações entre os membros. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF02LP01, que aborda a produção de textos orais e escritos. Os alunos devem desenhar os personagens e escrever diálogos que representem situações do cotidiano familiar, promovendo a reflexão sobre a importância da convivência familiar.

2. Quadrinhos sobre a História da Cidade

Os estudantes podem pesquisar a história da cidade onde vivem e criar quadrinhos que contem a trajetória de eventos importantes. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02HI01, que incentiva a compreensão do espaço e do tempo. Os alunos devem incluir personagens históricos e eventos significativos, desenvolvendo habilidades de pesquisa e síntese de informações.

3. Aventura de Super-Heróis na Escola

Nesta atividade, os alunos criam super-heróis que enfrentam desafios dentro da escola, promovendo valores como respeito e amizade. A atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF02LP02, que envolve a produção de textos narrativos. Os alunos devem desenhar os super-heróis e elaborar uma narrativa que mostre como eles resolvem conflitos escolares, estimulando a criatividade e a empatia.

4. Quadrinhos sobre a Natureza

Os alunos podem desenvolver histórias em quadrinhos que abordem a preservação ambiental e a importância da natureza. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF02CI01, que trata da relação entre os seres vivos e o meio ambiente. Os estudantes devem criar personagens que lutam pela preservação da natureza, promovendo a conscientização ambiental e a responsabilidade social.

5. Histórias em Quadrinhos de Contos de Fadas

Os alunos podem recontar contos de fadas clássicos em formato de quadrinhos, adaptando a narrativa e os personagens. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02LP03, que envolve a leitura e a produção de textos literários. Os estudantes devem ilustrar as cenas principais e criar diálogos, desenvolvendo a interpretação e a criatividade literária.

6. Quadrinhos sobre a Diversidade Cultural

Os estudantes podem criar quadrinhos que representem diferentes culturas e tradições, promovendo o respeito à diversidade. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF02HI02, que aborda a diversidade cultural. Os alunos devem pesquisar sobre diferentes culturas e criar histórias que celebrem as diferenças, promovendo a inclusão e a empatia.

7. Quadrinhos de Fábulas com Moral

Nesta atividade, os alunos reescrevem fábulas conhecidas em formato de quadrinhos, destacando a moral da história. A atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02LP04, que envolve a produção de textos com diferentes gêneros. Os estudantes devem ilustrar as fábulas e refletir sobre as lições que elas ensinam, desenvolvendo o pensamento crítico.

8. Quadrinhos sobre a Amizade

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem a importância da amizade e como resolver conflitos entre amigos. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF02LP05, que trata da produção de textos que envolvem relações interpessoais. Os estudantes devem desenhar personagens que enfrentam desafios na amizade e encontrar soluções, promovendo habilidades sociais.

9. Quadrinhos de Aventuras Históricas

Os estudantes podem criar quadrinhos que retratem eventos históricos importantes, como a chegada dos portugueses ao Brasil. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02HI03, que envolve a compreensão de eventos históricos. Os alunos devem pesquisar e representar os eventos de forma criativa, desenvolvendo o interesse pela história.

10. Quadrinhos sobre a Importância da Leitura

Nesta atividade, os alunos criam histórias em quadrinhos que incentivam a leitura e a descoberta de novos mundos através dos livros. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF02LP06, que aborda a promoção da leitura. Os estudantes devem ilustrar personagens que vivem aventuras em livros, estimulando o gosto pela leitura e a imaginação.