15 Ideias de Atividades (BNCC) história em quadrinhos

1. Criação de Histórias em Quadrinhos sobre a História do Brasil

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem momentos importantes da história do Brasil, como a Independência, a Proclamação da República ou a Era Vargas. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de permitir que os estudantes explorem a narrativa visual. Habilidade BNCC: (EF15HI01).

2. Quadrinhos e Direitos Humanos

Os alunos podem desenvolver quadrinhos que abordem temas relacionados aos direitos humanos, como a igualdade de gênero, a diversidade e a inclusão. Essa atividade promove a reflexão crítica e a empatia, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes. Habilidade BNCC: (EF15HI02).

3. Biografias em Quadrinhos

Os estudantes podem escolher figuras históricas relevantes e criar quadrinhos que contem suas biografias de forma lúdica e informativa. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento sobre a vida e a obra de personalidades que influenciaram a história do Brasil e do mundo. Habilidade BNCC: (EF15HI03).

4. Quadrinhos e Literatura de Cordel

Os alunos podem explorar a literatura de cordel, criando suas próprias histórias em quadrinhos inspiradas nesse gênero. Essa atividade valoriza a cultura popular e desenvolve habilidades de escrita e ilustração. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

5. Quadrinhos e Meio Ambiente

Os estudantes podem criar quadrinhos que abordem questões ambientais, como a preservação da Amazônia ou a importância da reciclagem. Essa atividade incentiva a conscientização ambiental e a responsabilidade social. Habilidade BNCC: (EF15CI01).

6. Quadrinhos e Cultura Afro-Brasileira

Os alunos podem desenvolver histórias em quadrinhos que retratem a cultura afro-brasileira, incluindo mitos, lendas e personagens históricos. Essa atividade promove o respeito à diversidade cultural e a valorização das raízes africanas no Brasil. Habilidade BNCC: (EF15HI04).

7. Quadrinhos e História da Arte

Os estudantes podem criar quadrinhos que explorem diferentes movimentos artísticos ao longo da história, como o Renascimento, o Barroco e o Modernismo. Essa atividade estimula a apreciação estética e o conhecimento sobre a evolução da arte. Habilidade BNCC: (EF15AR01).

8. Quadrinhos e Ciência

Os alunos podem desenvolver histórias em quadrinhos que expliquem conceitos científicos de forma acessível, como a fotossíntese ou o ciclo da água. Essa atividade facilita a compreensão de temas complexos e estimula o interesse pela ciência. Habilidade BNCC: (EF15CI02).

9. Quadrinhos e História da Música

Os estudantes podem criar quadrinhos que retratem a evolução da música brasileira, destacando gêneros como samba, bossa nova e MPB. Essa atividade valoriza a cultura musical e promove a pesquisa sobre a história da música no Brasil. Habilidade BNCC: (EF15AR02).

10. Quadrinhos e Tecnologia

Os alunos podem desenvolver histórias em quadrinhos que abordem a evolução da tecnologia e seu impacto na sociedade, como a invenção do telefone ou a chegada da internet. Essa atividade estimula a reflexão sobre o papel da tecnologia no cotidiano. Habilidade BNCC: (EF15ET01).