15 Ideias de Atividades (BNCC) história 4º ano

1. Linha do Tempo da História

Uma atividade que envolve a construção de uma linha do tempo com eventos históricos relevantes para o 4º ano. Os alunos podem pesquisar e apresentar eventos como a chegada dos portugueses ao Brasil, a independência e a Proclamação da República. Essa atividade está alinhada à habilidade EF04HI01, que aborda a identificação de diferentes períodos da história.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre a história do Brasil, onde os alunos podem formar grupos e competir entre si. As perguntas podem incluir temas como a cultura indígena, a colonização e a escravidão. Essa atividade atende à habilidade EF04HI02, que envolve a análise de diferentes fontes históricas.

3. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre diferentes períodos da história brasileira, como a Era Colonial ou o Brasil Império. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a habilidade EF04HI03, que trata da produção de representações gráficas sobre o passado.

4. Visita a Museus Virtuais

Promover uma visita a museus virtuais que abordem a história do Brasil. Os alunos podem explorar exposições e discutir o que aprenderam em sala de aula. Essa atividade está alinhada à habilidade EF04HI04, que incentiva a utilização de diferentes meios de comunicação para o aprendizado da história.

5. Dramatização de Eventos Históricos

Os alunos podem escolher um evento histórico e dramatizá-lo em sala de aula. Essa atividade ajuda a desenvolver a empatia e a compreensão dos acontecimentos históricos, alinhando-se à habilidade EF04HI05, que envolve a interpretação de diferentes narrativas históricas.

6. Entrevista com Anciãos

Os alunos podem entrevistar pessoas mais velhas da comunidade para aprender sobre a história local. Essa atividade promove a valorização da memória e da oralidade, atendendo à habilidade EF04HI06, que trata da importância das histórias pessoais na construção da história coletiva.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos curtos sobre temas históricos, utilizando recursos como animações ou dramatizações. Essa atividade estimula a criatividade e a utilização de tecnologias, alinhando-se à habilidade EF04HI07, que envolve a produção de conteúdos audiovisuais sobre a história.

8. Pesquisa sobre Personalidades Históricas

Os alunos podem pesquisar sobre personalidades importantes da história brasileira, como Dom Pedro II ou Zumbi dos Palmares. Essa atividade promove a pesquisa e a análise crítica, atendendo à habilidade EF04HI08, que envolve a identificação de figuras históricas e suas contribuições.

9. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem criar um diário de bordo onde registram suas descobertas sobre a história do Brasil ao longo do semestre. Essa atividade estimula a reflexão e a escrita, alinhando-se à habilidade EF04HI09, que trata da produção de textos reflexivos sobre o passado.

10. Mapa Conceitual da História

Os alunos podem desenvolver um mapa conceitual que relacione os principais eventos e períodos da história brasileira. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as conexões históricas, atendendo à habilidade EF04HI10, que envolve a construção de representações gráficas do conhecimento histórico.