15 Ideias de Atividades (BNCC) história 2º ano ensino fundamental

1. Linha do Tempo da História

Uma atividade que consiste em criar uma linha do tempo com eventos históricos importantes para o 2º ano. Os alunos podem pesquisar sobre datas significativas, como a chegada dos portugueses ao Brasil, a independência do país e outros marcos. Essa atividade desenvolve a habilidade EF02HI01, que trata da identificação de eventos históricos.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem participar de uma roda de contação de histórias onde cada um traz um relato sobre um fato histórico. Essa prática estimula a oralidade e a escuta ativa, além de trabalhar a habilidade EF02HI02, que envolve a interpretação de narrativas históricas.

3. Mapa Conceitual

Os estudantes podem criar um mapa conceitual sobre a história do Brasil, incluindo os principais personagens e eventos. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a desenvolver a habilidade EF02HI03, que é a análise de diferentes fontes de informação.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo interativo onde os alunos respondem a perguntas sobre a história do Brasil. As questões podem ser elaboradas em grupos e abordam temas como a cultura indígena, a colonização e a formação do Brasil. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02HI04, que envolve a pesquisa e a construção do conhecimento.

5. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes períodos da história brasileira, como a Era Colonial e a República. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade EF02HI05, que é a produção de diferentes formas de expressão.

6. Visita a Museus Virtuais

Promover uma visita a museus virtuais onde os alunos possam explorar exposições sobre a história do Brasil. Essa atividade permite que os alunos conheçam mais sobre o patrimônio cultural e desenvolve a habilidade EF02HI06, que trata da valorização do patrimônio histórico.

7. Dramatização de Fatos Históricos

Os alunos podem dramatizar eventos históricos, como a Proclamação da República. Essa atividade promove a empatia e a compreensão do contexto histórico, alinhando-se à habilidade EF02HI07, que envolve a reflexão crítica sobre a história.

8. Pesquisa sobre Personagens Históricos

Os estudantes podem realizar uma pesquisa sobre personagens importantes da história brasileira, como Dom Pedro II ou Tiradentes. Essa atividade desenvolve a habilidade EF02HI08, que é a análise de diferentes perspectivas históricas.

9. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem criar um diário de bordo onde registram suas descobertas sobre a história do Brasil. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão, alinhando-se à habilidade EF02HI09, que envolve a produção de textos sobre o passado.

10. Jogos de Tabuleiro Temáticos

Desenvolver jogos de tabuleiro que abordem temas históricos, permitindo que os alunos aprendam de forma lúdica. Essa atividade promove a interação e a habilidade EF02HI10, que é a aplicação de conhecimentos em situações práticas.