15 Ideias de Atividades (BNCC) história 1º ano

1. Linha do Tempo da História

Uma atividade que envolve a construção de uma linha do tempo com eventos importantes da história do Brasil. Os alunos podem pesquisar e desenhar ou colar imagens que representem cada evento. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01HI01, que trata da identificação de eventos significativos da história.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar e apresentar histórias que retratem a vida de pessoas importantes na história do Brasil. Essa atividade estimula a criatividade e a oralidade, além de estar em consonância com a habilidade EF01HI02, que envolve a interpretação de narrativas históricas.

3. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre fatos históricos. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar perguntas e, em seguida, jogar entre si. Essa atividade atende à habilidade EF01HI03, que envolve a pesquisa e a análise de informações históricas.

4. Mapa Histórico

Os alunos podem criar um mapa que represente a evolução de um determinado aspecto da história, como a expansão territorial do Brasil. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01HI04, que trata da leitura e interpretação de mapas históricos.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar uma peça sobre um evento histórico. Essa atividade estimula a expressão artística e está alinhada à habilidade EF01HI05, que envolve a representação de eventos históricos de forma criativa.

6. Exposição de Arte

Os alunos podem produzir obras de arte que representem diferentes períodos da história. Em seguida, podem organizar uma exposição para apresentar suas criações. Essa atividade está ligada à habilidade EF01HI06, que envolve a apreciação e a produção de arte relacionada à história.

7. Criação de um Jornal Histórico

Os alunos podem criar um jornal que traga notícias de diferentes períodos da história. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, alinhando-se à habilidade EF01HI07, que envolve a produção de textos informativos sobre a história.

8. Entrevista com Personagens Históricos

Os alunos podem escolher um personagem histórico e realizar uma entrevista, onde um aluno faz as perguntas e o outro responde como se fosse o personagem. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01HI08, que envolve a pesquisa sobre a vida de figuras históricas.

9. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem escrever um diário de bordo como se fossem viajantes em um período histórico. Essa atividade estimula a escrita criativa e está alinhada à habilidade EF01HI09, que envolve a produção de textos narrativos sobre experiências históricas.

10. Mural da História

Os alunos podem criar um mural coletivo que represente a história do Brasil, utilizando recortes, desenhos e textos. Essa atividade promove a colaboração e está relacionada à habilidade EF01HI10, que envolve a construção de representações visuais da história.