15 Ideias de Atividades (BNCC) higiene pessoal educação infantil

1. Jogo da Higiene Pessoal

Crie um jogo interativo onde as crianças devem identificar os itens de higiene pessoal, como escova de dentes, sabonete e toalha. Utilize imagens e cartões para que os alunos possam fazer a associação correta. Essa atividade desenvolve a habilidade de reconhecer e nomear objetos do cotidiano, alinhada à habilidade BNCC: EI03CG02.

2. Histórias em Quadrinhos sobre Higiene

Peça para os alunos criarem uma história em quadrinhos que envolva personagens que praticam hábitos de higiene, como lavar as mãos e escovar os dentes. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de reforçar a importância da higiene. Habilidade BNCC: EI03EF03.

3. Música da Higiene

Desenvolva uma canção que fale sobre a importância da higiene pessoal. As crianças podem criar uma coreografia para acompanhar a música. Essa atividade promove a memorização e a compreensão da mensagem sobre higiene, alinhada à habilidade BNCC: EI03EF01.

4. Oficina de Sabão Artesanal

Realize uma oficina onde as crianças possam aprender a fazer sabão artesanal. Além de ensinar sobre a higiene, essa atividade também aborda conceitos de química simples e sustentabilidade. Habilidade BNCC: EI03CT01.

5. Cartazes de Higiene

As crianças podem criar cartazes que promovam hábitos de higiene, utilizando desenhos e colagens. Esses cartazes podem ser expostos na sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação visual, alinhada à habilidade BNCC: EI03EF02.

6. Roda de Conversa sobre Higiene

Promova uma roda de conversa onde as crianças possam compartilhar suas experiências sobre higiene pessoal. Essa atividade incentiva a expressão oral e o respeito às opiniões dos colegas, alinhada à habilidade BNCC: EI03CN01.

7. Jogo de Memória da Higiene

Crie um jogo de memória com imagens de itens de higiene pessoal. As crianças devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade desenvolve a memória e a concentração, alinhada à habilidade BNCC: EI03EF04.

8. Experiência do Lavar as Mãos

Realize uma atividade prática onde as crianças aprendem a lavar as mãos corretamente, utilizando sabão e água. Explique a importância dessa prática para a saúde. Habilidade BNCC: EI03CN02.

9. Teatro de Fantoches sobre Higiene

As crianças podem criar um teatro de fantoches que conte a história de um personagem que aprende sobre higiene pessoal. Essa atividade estimula a criatividade e a dramatização, alinhada à habilidade BNCC: EI03EF05.

10. Desafio da Escovação

Organize um desafio onde as crianças devem escovar os dentes corretamente, seguindo um cronômetro. Essa atividade ensina a técnica correta de escovação e a importância da saúde bucal. Habilidade BNCC: EI03CN03.