15 Ideias de Atividades (BNCC) higiene pessoal 1º ano

1. Jogo da Higiene Pessoal

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos avancem casas ao responder perguntas sobre higiene pessoal. As perguntas podem incluir temas como escovação dos dentes, banho, uso de desodorante, entre outros. Essa atividade promove a interação e o aprendizado lúdico, além de reforçar a importância da higiene. Habilidade BNCC: EF01CI01.

2. Cartazes de Higiene

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos que mostrem as etapas de uma boa higiene pessoal, como lavar as mãos e escovar os dentes. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, além de permitir que os alunos compartilhem informações com os colegas. Habilidade BNCC: EF01LP01.

3. Teatro de Fantoches

Organize uma apresentação de teatro de fantoches onde os alunos encenem situações relacionadas à higiene pessoal. Eles podem criar diálogos que abordem a importância de hábitos saudáveis, como tomar banho e escovar os dentes. Habilidade BNCC: EF01AR01.

4. Experiência de Lavagem das Mãos

Realize uma atividade prática onde os alunos aprendem a lavar as mãos corretamente. Utilize tinta guache para simular germes e mostre como a água e o sabão removem as “bactérias”. Essa atividade é essencial para ensinar a importância da higiene das mãos. Habilidade BNCC: EF01CI02.

5. Música da Higiene

Crie uma música ou paródia sobre hábitos de higiene pessoal. Os alunos podem trabalhar em grupos para compor letras que abordem a importância de escovar os dentes e tomar banho. Essa atividade estimula a criatividade e a memorização. Habilidade BNCC: EF01LP02.

6. Diário da Higiene

Peça aos alunos que mantenham um diário por uma semana, registrando suas práticas de higiene pessoal. Eles podem desenhar ou escrever sobre o que fizeram a cada dia. Essa atividade incentiva a reflexão sobre hábitos diários. Habilidade BNCC: EF01LP03.

7. Vídeo Educativo

Os alunos podem produzir um vídeo curto demonstrando como realizar atividades de higiene pessoal, como escovar os dentes ou tomar banho. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF01LP04.

8. Jogo de Memória

Crie um jogo de memória com imagens de itens de higiene pessoal, como escova de dentes, sabonete e toalha. Os alunos devem encontrar os pares e, ao fazê-lo, discutir a importância de cada item. Habilidade BNCC: EF01CI03.

9. Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem personagens que enfrentam problemas devido à falta de higiene pessoal. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de abordar questões de saúde. Habilidade BNCC: EF01LP05.

10. Piquenique da Higiene

Organize um piquenique onde os alunos devem trazer alimentos saudáveis e discutir a importância de lavar as mãos antes de comer. Essa atividade combina aprendizado sobre higiene com hábitos alimentares saudáveis. Habilidade BNCC: EF01CI04.