15 Ideias de Atividades (BNCC) higiene pessoal

1. Jogo da Higiene Pessoal

Desenvolva um jogo interativo onde os alunos devem identificar os itens de higiene pessoal corretos para diferentes situações. Utilize cartões com imagens de escovas de dente, sabonetes, toalhas, entre outros. Os alunos devem combinar os itens com as situações apresentadas, como “Após o almoço” ou “Antes de dormir”. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a importância da higiene na saúde.

2. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que promovam a higiene pessoal, utilizando recortes de revistas e desenhos. Cada cartaz deve conter informações sobre a importância de lavar as mãos, escovar os dentes e tomar banho. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a produção de textos informativos.

3. Teatro de Fantoches

Organize uma apresentação de teatro de fantoches onde os alunos encenem situações do dia a dia que envolvem a higiene pessoal. Os fantoches podem representar personagens que esquecem de se cuidar e as consequências disso. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR01, que estimula a expressão artística e a criatividade.

4. Vídeo Educativo

Os alunos podem criar um vídeo educativo sobre a importância da higiene pessoal. Eles devem pesquisar e apresentar dicas sobre como manter a higiene em diferentes contextos, como em casa e na escola. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de vídeos e a utilização de diferentes mídias.

5. Experiência Científica: Lavagem das Mãos

Realize uma experiência onde os alunos possam observar a eficácia da lavagem das mãos. Utilize tinta guache para simular germes e mostre como a água e o sabão removem essa “contaminação”. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a investigação científica e a observação.

6. Música sobre Higiene

Os alunos podem compor uma música ou paródia sobre a higiene pessoal. Essa atividade pode ser realizada em grupos e deve incluir informações sobre a importância de hábitos saudáveis. Essa proposta está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a criação musical e a expressão artística.

7. Diário de Higiene

Peça aos alunos que mantenham um diário de higiene pessoal por uma semana, registrando suas atividades diárias relacionadas à higiene. Ao final da semana, eles podem compartilhar suas experiências em sala de aula. Essa atividade está vinculada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos pessoais.

8. Desenho da Rotina de Higiene

Os alunos devem desenhar sua rotina de higiene pessoal, incluindo atividades como escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos. Em seguida, eles podem apresentar seus desenhos para a turma. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR03, que estimula a expressão visual e a criatividade.

9. Jogo de Memória da Higiene

Crie um jogo de memória com imagens de itens de higiene pessoal e suas funções. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes e discutir a importância de cada item. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP05, que aborda a leitura e interpretação de imagens.

10. Entrevista com Profissionais de Saúde

Organize uma atividade onde os alunos possam entrevistar profissionais de saúde, como enfermeiros ou dentistas, sobre a importância da higiene pessoal. Eles podem preparar perguntas e registrar as respostas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a produção de textos orais e a interação social.