15 Ideias de Atividades (BNCC) Halloween

1. Criação de Máscaras de Halloween

Os alunos podem criar suas próprias máscaras de Halloween utilizando materiais recicláveis, como papelão, tintas e outros enfeites. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de abordar a habilidade BNCC de Artes (EF15AR01), que propõe a experimentação de diferentes técnicas e materiais na produção artística.

2. Contação de Histórias de Terror

Promova uma sessão de contação de histórias de terror, onde os alunos podem compartilhar contos que conhecem ou criar suas próprias narrativas. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade de Língua Portuguesa (EF15LP05), que envolve a produção de textos orais e escritos, além de desenvolver a oralidade e a escuta ativa.

3. Caça ao Tesouro Temática

Organize uma caça ao tesouro com pistas relacionadas ao Halloween. Os alunos devem resolver enigmas e encontrar objetos escondidos pela escola. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade de Matemática (EF03MA17), que envolve a resolução de problemas e o raciocínio lógico, além de promover a colaboração entre os alunos.

4. Desfile de Fantasias

Realize um desfile de fantasias onde os alunos possam se vestir de personagens de Halloween. Essa atividade pode ser integrada à Educação Física (EF02EF01), que propõe a valorização da cultura corporal e o respeito à diversidade, além de promover a autoestima e a expressão pessoal.

5. Experimentos Científicos de Halloween

Os alunos podem realizar experimentos simples que remetam ao Halloween, como a criação de “sangue falso” com ingredientes caseiros. Essa atividade se relaciona à habilidade de Ciências (EF03CI01), que envolve a investigação e a experimentação, estimulando o pensamento crítico e a curiosidade científica.

6. Produção de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a história do Halloween e suas tradições. Essa atividade está ligada à habilidade de História (EF15HI01), que propõe a pesquisa e a produção de textos informativos, além de desenvolver a capacidade de síntese e a comunicação visual.

7. Jogos de Tabuleiro Temáticos

Desenvolva jogos de tabuleiro com temas de Halloween, onde os alunos possam aprender sobre a cultura e as tradições dessa data de forma lúdica. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade de Geografia (EF15GE01), que envolve a compreensão de diferentes culturas e a construção de conhecimentos sobre o espaço geográfico.

8. Oficina de Doces de Halloween

Realize uma oficina onde os alunos possam preparar doces típicos de Halloween, como “dedos de bruxa” e “olhos de monstro”. Essa atividade se relaciona à habilidade de Educação Alimentar (EF15AL01), que propõe a valorização da alimentação saudável e a prática de habilidades culinárias.

9. Criação de Poemas de Halloween

Os alunos podem escrever poemas inspirados no Halloween, utilizando rimas e jogos de palavras. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade de Língua Portuguesa (EF15LP10), que envolve a produção de textos poéticos e a apreciação da literatura, estimulando a criatividade e a expressão artística.

10. Teatro de Fantoches de Halloween

Promova uma atividade onde os alunos possam criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais com temas de Halloween. Essa atividade se relaciona à habilidade de Artes (EF15AR03), que propõe a exploração de diferentes linguagens artísticas e a valorização da expressão corporal e vocal.