15 Ideias de Atividades (BNCC) hábitos de higiene

1. Jogo da Memória sobre Hábitos de Higiene

Crie um jogo da memória utilizando cartões que representem diferentes hábitos de higiene, como escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes e, ao fazê-lo, discutir a importância de cada hábito. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a leitura e interpretação de imagens e textos.

2. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar cartazes que promovam hábitos de higiene. Cada grupo pode escolher um tema, como a importância de lavar as mãos ou escovar os dentes. Os cartazes devem ser expostos na escola, promovendo a conscientização entre os colegas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a produção de diferentes suportes visuais.

3. Teatro de Fantoches

Utilize fantoches para encenar uma história que envolva personagens que não cuidam da higiene e as consequências disso. Os alunos podem criar os fantoches e desenvolver a narrativa, estimulando a criatividade e a reflexão sobre a importância dos hábitos de higiene. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que trata da produção de textos orais e escritos.

4. Experimentos com Germes

Realize um experimento simples para mostrar a presença de germes nas mãos. Utilize um pouco de gel ou tinta que brilha sob luz negra e peça aos alunos que apliquem antes e depois de lavar as mãos. Essa atividade ajuda a visualizar a importância da higiene e está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI03, que aborda a observação e experimentação.

5. Música sobre Higiene

Os alunos podem criar uma música ou paródia sobre hábitos de higiene. Essa atividade pode incluir a composição de letras que falem sobre a importância de escovar os dentes ou tomar banho. A música pode ser apresentada para a turma, promovendo a interação e o aprendizado lúdico. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação e interpretação de produções artísticas.

6. Desenho e Pintura

Peça aos alunos que desenhem ou pintem cenas que representem bons hábitos de higiene. Eles podem ilustrar momentos como escovar os dentes ou tomar banho. Após a atividade, os alunos podem apresentar suas obras e explicar a importância dos hábitos que ilustraram. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR03, que trata da apreciação e análise de obras de arte.

7. Roda de Conversa

Organize uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências e opiniões sobre hábitos de higiene. Essa atividade estimula o diálogo e a reflexão sobre a importância de cuidar da saúde. A roda de conversa está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a participação em discussões e debates.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um quiz sobre hábitos de higiene, onde os alunos devem responder a perguntas relacionadas a cuidados pessoais. O jogo pode ser realizado em grupos, promovendo a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP04, que aborda a compreensão de diferentes gêneros textuais.

9. Diário de Higiene

Peça aos alunos que mantenham um diário de higiene por uma semana, registrando os hábitos que praticam diariamente. Após esse período, eles podem compartilhar suas experiências com a turma. Essa atividade estimula a autoavaliação e está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a produção de textos pessoais.

10. Vídeo Educativo

Os alunos podem criar um vídeo educativo sobre hábitos de higiene, abordando temas como a importância de lavar as mãos e escovar os dentes. O vídeo pode ser exibido para outras turmas, promovendo a conscientização. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR04, que envolve a produção de vídeos e outras mídias digitais.