15 Ideias de Atividades (BNCC) grandezas e medidas 8º ano

1. Medindo o Espaço: Atividade de Cálculo de Área

Nesta atividade, os alunos devem calcular a área de diferentes superfícies na escola, como salas de aula, quadras e pátios. Eles podem usar fita métrica para medir as dimensões e aplicar a fórmula da área (base x altura). Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT302, que envolve a compreensão e o cálculo de áreas de figuras planas.

2. Explorando a Escala: Mapa da Escola

Os alunos devem criar um mapa da escola utilizando uma escala específica. Eles devem medir as distâncias reais entre os pontos e representá-las no mapa. Essa atividade promove a habilidade BNCC EM13MAT303, que aborda a noção de escala e proporção em representações gráficas.

3. Conversão de Unidades: Jogo de Cartas

Crie um jogo de cartas onde cada carta apresenta uma medida em diferentes unidades (metros, centímetros, milímetros). Os alunos devem converter as medidas para uma unidade padrão. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EM13MAT304, que trata da conversão de unidades de medida.

4. Medidas de Tempo: Cronometragem de Atividades

Os alunos devem cronometrar atividades do dia a dia, como correr uma volta na quadra ou resolver um problema de matemática. Em seguida, eles devem registrar e analisar os dados. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EM13MAT305, que envolve a medição e análise de intervalos de tempo.

5. Volume de Objetos: Experimento com Água

Utilizando recipientes de diferentes formas, os alunos devem medir o volume de água que cada um comporta. Eles podem comparar os volumes e discutir as diferenças. Esta atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT306, que aborda o cálculo de volume de sólidos.

6. Gráficos de Dados: Coleta de Informações

Os alunos devem coletar dados sobre a altura de seus colegas e criar gráficos de barras ou linhas para representar as informações. Essa atividade promove a habilidade BNCC EM13MAT307, que envolve a representação e interpretação de dados em gráficos.

7. Medidas de Comprimento: Corrida de Medidas

Organize uma corrida onde os alunos devem medir distâncias utilizando diferentes instrumentos (fita métrica, régua, passo). Eles devem registrar as medições e discutir a precisão de cada método. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EM13MAT308, que trata da medição de comprimentos.

8. Cálculo de Perímetro: Atividade ao Ar Livre

Os alunos devem medir o perímetro de áreas externas, como o campo de futebol ou a quadra de esportes, utilizando cordas ou fitas. Eles devem calcular o perímetro e discutir a importância dessa medida. Esta atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT309, que envolve o cálculo de perímetros de figuras planas.

9. Estimativa de Medidas: Jogo de Adivinhação

Os alunos devem estimar medidas de objetos na sala de aula, como a altura da lousa ou o comprimento da mesa. Após as estimativas, eles devem medir os objetos e verificar a precisão de suas suposições. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EM13MAT310, que aborda a estimativa de medidas.

10. Projetando um Jardim: Planejamento de Área

Os alunos devem planejar um jardim, calculando a área necessária para diferentes plantas e flores. Eles devem desenhar o projeto e calcular a quantidade de cada planta que pode ser utilizada. Esta atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT311, que envolve o planejamento e a utilização de medidas em projetos.