15 Ideias de Atividades (BNCC) grandezas e medidas 1º ano

1. Medindo Comprimentos com Passos

Uma atividade prática que envolve os alunos medindo o comprimento de diferentes objetos na sala de aula utilizando seus próprios passos. Os alunos devem contar quantos passos são necessários para percorrer a distância de cada objeto, registrando os resultados em uma tabela. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA05, que aborda a comparação de medidas de comprimento.

2. Criando uma Roda de Medidas

Os alunos podem criar uma roda de medidas utilizando papelão e marcadores. Cada seção da roda representa uma unidade de medida, como centímetros e metros. Em seguida, os alunos devem girar a roda e medir objetos da sala de aula de acordo com a unidade indicada. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF01MA06, que trata da utilização de diferentes unidades de medida.

3. Explorando a Medida de Volume com Água

Utilizando copos medidores, os alunos podem explorar a noção de volume ao medir diferentes quantidades de água. Eles devem registrar quantos copos são necessários para encher um recipiente maior. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA07, que envolve a comparação de volumes.

4. Jogo de Medidas com Fitas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem medir objetos utilizando fitas métricas. Cada aluno deve escolher um objeto e medir seu comprimento, largura e altura, anotando os resultados. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF01MA05, que aborda a medição de comprimentos.

5. Classificando Objetos por Tamanho

Os alunos devem coletar diferentes objetos da sala de aula e classificá-los em grupos de acordo com seu tamanho (pequeno, médio e grande). Essa atividade promove a compreensão das grandezas e está alinhada à habilidade BNCC EF01MA06, que envolve a comparação de tamanhos.

6. Medindo Temperatura com Termômetros

Os alunos podem aprender sobre a temperatura utilizando termômetros. Eles devem medir a temperatura de diferentes líquidos, como água quente e fria, e registrar os resultados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA08, que aborda a medição de temperatura.

7. Criando Gráficos de Medidas

Após realizar medições de diferentes objetos, os alunos podem criar gráficos para representar visualmente os dados coletados. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de interpretação de dados e está alinhada à habilidade BNCC EF01MA09, que envolve a representação de dados.

8. Explorando a Medida de Peso com Balanças

Utilizando balanças, os alunos podem medir o peso de diferentes objetos. Eles devem registrar os pesos e comparar os resultados. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF01MA07, que trata da comparação de pesos.

9. Jogo de Adivinhação de Medidas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem adivinhar a medida de diferentes objetos antes de medi-los. Após as adivinhações, eles devem medir os objetos e verificar quem chegou mais perto. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA06, que envolve a estimativa de medidas.

10. Criando um Mapa com Escala

Os alunos podem criar um mapa simples da sala de aula utilizando uma escala. Eles devem medir as distâncias entre os móveis e representá-las no mapa. Essa atividade promove a compreensão de escalas e está alinhada à habilidade BNCC EF01MA06, que aborda a representação de medidas em mapas.