15 Ideias de Atividades (BNCC) ginástica laboral

1. Alongamento de Pescoço

Uma atividade simples e eficaz, o alongamento de pescoço pode ser realizado em pé ou sentado. Os professores devem orientar os alunos a inclinarem a cabeça para um lado, segurando a posição por 15 segundos, e depois repetir do outro lado. Essa atividade ajuda a aliviar a tensão acumulada na região cervical, promovendo bem-estar e concentração. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Rotação de Ombros

A rotação de ombros é uma excelente atividade para soltar a musculatura da parte superior do corpo. Os alunos devem levantar os ombros em direção às orelhas e, em seguida, soltá-los, realizando movimentos circulares. Essa prática pode ser feita em pé ou sentado, e deve ser repetida por 10 vezes em cada direção. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Flexão de Braços

Os alunos podem realizar flexões de braços em uma parede ou em uma mesa, dependendo do nível de condicionamento físico. Essa atividade fortalece os músculos dos braços e do tronco, além de melhorar a postura. Os alunos devem realizar 10 repetições, com intervalos de descanso de 30 segundos. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Torção de Tronco

A torção de tronco é uma atividade que ajuda a melhorar a mobilidade da coluna vertebral. Os alunos devem sentar-se com as pernas cruzadas e, lentamente, girar o tronco para um lado, segurando a posição por 15 segundos, e depois repetir do outro lado. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo interação. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Elevação de Calcanhares

Essa atividade é ideal para fortalecer as panturrilhas e melhorar a circulação sanguínea. Os alunos devem ficar em pé e elevar os calcanhares, mantendo a posição por alguns segundos antes de retornar à posição inicial. A atividade pode ser repetida 15 vezes, com foco na respiração. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Agachamento com Cadeira

Os agachamentos são ótimos para fortalecer as pernas e a região do quadril. Os alunos devem simular o movimento de sentar-se em uma cadeira, mantendo a postura correta. Essa atividade pode ser realizada em grupos, com cada aluno realizando 10 agachamentos. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Caminhada no Lugar

A caminhada no lugar é uma atividade cardiovascular que pode ser feita em qualquer espaço. Os alunos devem levantar os joelhos alternadamente, como se estivessem caminhando. Essa atividade pode ser realizada por 5 minutos, promovendo a circulação e o aquecimento do corpo. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Exercício de Respiração

Os exercícios de respiração são fundamentais para relaxar e melhorar a concentração. Os alunos devem inspirar profundamente pelo nariz, segurando a respiração por alguns segundos, e expirar lentamente pela boca. Essa atividade pode ser feita em qualquer momento da aula, ajudando a reduzir a ansiedade. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Movimento de Mãos e Pulsos

Para aliviar a tensão nas mãos e pulsos, os alunos podem realizar movimentos circulares com os punhos e esticar os dedos. Essa atividade é especialmente importante para aqueles que utilizam computadores. Os alunos devem realizar 10 repetições em cada direção. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Dança Livre

A dança livre é uma atividade divertida que promove a expressão corporal e o relaxamento. Os alunos podem se movimentar ao som de uma música animada, permitindo que cada um se expresse da maneira que preferir. Essa atividade pode durar de 5 a 10 minutos e é ótima para descontrair. Habilidade BNCC: EF15EF10.