15 Ideias de Atividades (BNCC) ginástica artística ensino fundamental

1. Atividade de Saltos com Obstáculos

Uma atividade que envolve a criação de um percurso com obstáculos, onde os alunos devem realizar saltos variados, como o salto em distância e o salto em altura. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo deve apresentar sua sequência de saltos. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a força. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Ginástica de Solo com Elementos Criativos

Nesta atividade, os alunos devem criar uma apresentação de ginástica de solo que inclua movimentos como rolamentos, piruetas e saltos. A criatividade é incentivada, permitindo que os alunos escolham a música e a temática da apresentação. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Circuito de Ginástica Artística

Os alunos participam de um circuito que inclui diferentes estações, como barra fixa, solo, e trampolim. Cada estação deve ter um desafio específico, como realizar um número mínimo de repetições ou uma sequência de movimentos. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Apresentação de Dança e Ginástica

Os alunos devem criar uma coreografia que combine dança e elementos de ginástica artística. Essa atividade promove a expressão corporal e a colaboração em grupo, além de desenvolver a musicalidade. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos de Equilíbrio

Os alunos participam de jogos que envolvem equilíbrio, como andar em uma linha reta ou em uma corda bamba. Essa atividade ajuda a melhorar a estabilidade e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Desafio de Flexibilidade

Os alunos devem realizar uma série de exercícios que visam aumentar a flexibilidade, como alongamentos e posições de yoga. É importante que cada aluno registre seu progresso ao longo do tempo. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Montagem de Aparelhos de Ginástica

Os alunos são divididos em grupos e devem montar diferentes aparelhos de ginástica, como a trave e o cavalo. Após a montagem, cada grupo apresenta uma sequência de movimentos que pode ser realizada no aparelho. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividade de Acrobacias em Dupla

Nesta atividade, os alunos formam duplas e devem criar uma sequência de acrobacias que podem ser realizadas em conjunto, como pirâmides humanas e saltos sincronizados. Essa atividade promove a confiança e a comunicação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Ginástica Artística e Educação Física

Os alunos devem pesquisar sobre a história da ginástica artística e apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade promove o conhecimento teórico sobre o esporte e sua evolução ao longo dos anos. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Competição de Ginástica Artística

Os alunos participam de uma competição amistosa onde apresentam suas rotinas de ginástica artística. A competição pode incluir categorias como solo, salto e trave. Essa atividade incentiva o espírito esportivo e a superação pessoal. Habilidade BNCC: EF15EF10.