15 Ideias de Atividades (BNCC) ginástica artística

15 Ideias de Atividades (BNCC) Ginástica Artística

A ginástica artística é uma modalidade que desenvolve habilidades motoras essenciais e promove a disciplina e o trabalho em equipe. Abaixo, apresentamos 15 ideias de atividades alinhadas à BNCC, que podem ser aplicadas em sala de aula, estimulando o aprendizado e a prática da ginástica artística. Cada atividade está acompanhada do código das habilidades da BNCC correspondente.

1. Introdução aos Movimentos Básicos

Inicie a aula com uma atividade de aquecimento que inclua movimentos básicos como rolamentos, saltos e giros. Os alunos devem praticar esses movimentos em diferentes superfícies, como colchonetes e tatames. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF01, que aborda a execução de movimentos corporais em diferentes contextos.

2. Circuito de Ginástica

Monte um circuito com estações que incluam atividades como barras, trampolins e solo. Os alunos devem passar por cada estação, realizando os exercícios propostos. Essa atividade estimula a coordenação e a força, alinhando-se à habilidade EF15EF02, que envolve a prática de diferentes modalidades esportivas.

3. Coreografia de Grupo

Divida a turma em grupos e peça que criem uma coreografia utilizando elementos da ginástica artística. Os grupos devem apresentar suas coreografias, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF03, que enfatiza a expressão corporal e a dança.

4. Desafio do Equilíbrio

Utilize uma fita no chão para que os alunos pratiquem o equilíbrio, caminhando sobre ela e realizando diferentes movimentos, como agachamentos e giros. Essa atividade se alinha à habilidade EF15EF04, que aborda o desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação.

5. Jogos de Ginástica

Crie jogos que integrem elementos da ginástica artística, como o “queimada” com movimentos de ginástica. Os alunos devem se mover e realizar acrobacias para evitar serem atingidos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF05, que envolve a prática de jogos e brincadeiras.

6. Apresentação de Movimentos

Peça que os alunos escolham um movimento de ginástica artística e o apresentem para a turma, explicando sua execução e importância. Essa atividade promove a comunicação e o entendimento sobre a modalidade, alinhando-se à habilidade EF15EF06, que envolve a apresentação de conhecimentos adquiridos.

7. Exercícios de Flexibilidade

Realize uma série de exercícios focados na flexibilidade, como alongamentos e posições de yoga. Os alunos devem praticar em duplas, ajudando-se mutuamente. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF07, que aborda a importância da flexibilidade na prática esportiva.

8. Ginástica com Música

Incorpore música às atividades de ginástica, permitindo que os alunos realizem movimentos rítmicos e coreografias. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15EF08, que enfatiza a relação entre música e movimento.

9. Competição de Saltos

Organize uma competição amistosa de saltos, onde os alunos devem realizar diferentes tipos de saltos em um trampolim. Os saltos podem ser avaliados por criatividade e técnica. Essa atividade se alinha à habilidade EF15EF09, que envolve a prática de saltos e acrobacias.

10. Criação de Aparelhos

Peça que os alunos criem aparelhos de ginástica utilizando materiais recicláveis, como garrafas e caixas. Após a criação, eles devem apresentar como utilizar cada aparelho. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF10, que envolve a criação e a inovação no esporte.

11. Acompanhamento de Vídeos

Utilize vídeos de competições de ginástica artística para que os alunos analisem técnicas e movimentos. Após a análise, promova uma discussão sobre o que aprenderam. Essa atividade se alinha à habilidade EF15EF11, que envolve a análise crítica de práticas esportivas.

12. Treinamento de Força

Realize uma sessão de treinamento de força com exercícios que utilizem o peso do corpo, como flexões e abdominais. Os alunos devem se concentrar na execução correta dos movimentos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF12, que aborda o desenvolvimento da força muscular.

13. Ginástica em Duplas

Proponha atividades em duplas, onde os alunos devem realizar movimentos de ginástica artística em parceria, como acrobacias e apoio mútuo. Essa atividade promove a cooperação e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF15EF13, que enfatiza a prática em duplas e grupos.

14. Estudo da História da Ginástica

Promova uma pesquisa sobre a história da ginástica artística e seus principais atletas. Os alunos devem apresentar suas descobertas em sala de aula. Essa atividade se alinha à habilidade EF15EF14, que envolve o conhecimento sobre a história do esporte.

15. Avaliação de Desempenho

Realize uma avaliação prática onde os alunos devem demonstrar os movimentos aprendidos ao longo das aulas. A avaliação pode incluir feedback dos colegas e do professor. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15EF15, que envolve a autoavaliação e o feedback no esporte.