15 Ideias de Atividades (BNCC) geometria plana 7º ano

1. Construção de Figuras Geométricas

Os alunos podem utilizar régua e compasso para construir figuras geométricas básicas, como triângulos, quadrados e círculos. Essa atividade permite que os estudantes explorem as propriedades dessas formas, além de desenvolver habilidades manuais e de precisão. Habilidade BNCC: (EF07MA01).

2. Jogo de Tangram

O tangram é um quebra-cabeça chinês que consiste em sete peças que se juntam para formar uma figura. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar diferentes figuras utilizando as peças do tangram, promovendo a criatividade e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: (EF07MA02).

3. Mapa de Formas Geométricas

Os alunos devem criar um mapa da escola ou da sala de aula, identificando e desenhando as formas geométricas que encontram. Essa atividade ajuda a relacionar a geometria com o espaço cotidiano e a desenvolver a observação. Habilidade BNCC: (EF07MA03).

4. Desenho de Polígonos

Os estudantes podem desenhar diferentes polígonos em papel milimetrado, calculando suas áreas e perímetros. Essa atividade proporciona uma compreensão mais profunda das propriedades dos polígonos e suas aplicações. Habilidade BNCC: (EF07MA04).

5. Criação de um Mural Geométrico

Os alunos podem criar um mural com recortes de revistas e jornais, colando imagens que representam diferentes formas geométricas. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: (EF07MA05).

6. Atividade com Geogebra

Utilizando o software Geogebra, os alunos podem explorar construções geométricas e simulações. Essa ferramenta digital permite que os estudantes visualizem conceitos de geometria de forma interativa e dinâmica. Habilidade BNCC: (EF07MA06).

7. Caça ao Tesouro Geométrico

Os alunos participam de uma caça ao tesouro, onde devem encontrar objetos que representem diferentes formas geométricas. Essa atividade promove a aprendizagem ativa e a aplicação prática dos conceitos estudados. Habilidade BNCC: (EF07MA07).

8. Estudo de Simetria

Os alunos podem criar desenhos simétricos utilizando papel dobrado. Ao abrir o papel, eles poderão observar a simetria das figuras criadas. Essa atividade ajuda a entender o conceito de simetria de forma lúdica. Habilidade BNCC: (EF07MA08).

9. Construção de Sólidos Geométricos

Os estudantes podem construir sólidos geométricos utilizando materiais recicláveis, como papelão e garrafas plásticas. Essa atividade permite explorar as características dos sólidos e suas relações com a geometria plana. Habilidade BNCC: (EF07MA09).

10. Análise de Obras de Arte

Os alunos podem estudar obras de arte que utilizam formas geométricas, como as de Piet Mondrian ou Victor Vasarely. Em seguida, devem criar suas próprias obras inspiradas nessas referências, integrando arte e geometria. Habilidade BNCC: (EF07MA10).

11. Jogos de Tabuleiro Geométricos

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro que envolvam questões de geometria, como cálculo de áreas e perímetros. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a aplicação dos conceitos em um contexto divertido. Habilidade BNCC: (EF07MA11).

12. Estudo de Propriedades de Triângulos

Os alunos podem investigar as propriedades dos triângulos, como a soma dos ângulos internos, através de atividades práticas com papel e tesoura. Essa abordagem prática facilita a compreensão dos conceitos. Habilidade BNCC: (EF07MA12).

13. Criação de um Jogo de Cartas Geométricas

Os estudantes podem criar um jogo de cartas que contenha diferentes formas geométricas e suas propriedades. Essa atividade promove a memorização e a aplicação dos conceitos de forma lúdica. Habilidade BNCC: (EF07MA13).

14. Análise de Formas na Natureza

Os alunos podem realizar uma atividade ao ar livre, observando e registrando formas geométricas encontradas na natureza. Essa atividade estimula a observação e a conexão entre a geometria e o mundo natural. Habilidade BNCC: (EF07MA14).

15. Criação de um Diário de Geometria

Os alunos podem manter um diário onde registram suas descobertas sobre geometria ao longo do ano. Esse diário pode incluir desenhos, anotações e reflexões sobre as atividades realizadas. Habilidade BNCC: (EF07MA15).