15 Ideias de Atividades (BNCC) geometria 3º ano fundamental

1. Criação de Formas Geométricas com Materiais Recicláveis

Os alunos podem utilizar materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e tampinhas, para criar formas geométricas. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental, além de permitir que os estudantes identifiquem e nomeiem as figuras geométricas. Habilidade BNCC: (EF03MA07) – Identificar e nomear formas geométricas em diferentes contextos.

2. Jogo da Memória Geométrica

Desenvolva um jogo da memória com cartas que contenham figuras geométricas e suas propriedades. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e a associação entre as formas e suas características. Habilidade BNCC: (EF03MA08) – Reconhecer e descrever as propriedades das formas geométricas.

3. Desenho de Figuras Geométricas no Quadro

Peça aos alunos que desenhem diferentes figuras geométricas no quadro, utilizando régua e compasso. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e a compreensão das proporções e medidas. Habilidade BNCC: (EF03MA09) – Utilizar instrumentos de medida para desenhar figuras geométricas.

4. Caça ao Tesouro Geométrico

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos na sala de aula ou no pátio que correspondam a diferentes formas geométricas. Essa atividade promove a observação e a identificação de formas no cotidiano. Habilidade BNCC: (EF03MA10) – Identificar formas geométricas em objetos do cotidiano.

5. Montagem de Quebra-Cabeças Geométricos

Crie quebra-cabeças com formas geométricas que os alunos devem montar. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a percepção espacial, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: (EF03MA11) – Resolver problemas envolvendo formas geométricas.

6. Criação de Mosaicos com Formas Geométricas

Os alunos podem criar mosaicos utilizando recortes de papel colorido em diferentes formas geométricas. Essa atividade incentiva a criatividade e a combinação de formas, além de trabalhar a noção de área. Habilidade BNCC: (EF03MA12) – Compor e decompor formas geométricas em diferentes arranjos.

7. Jogo de Dados Geométricos

Utilize dados com diferentes formas geométricas e proponha jogos onde os alunos devem identificar e contar as faces de cada figura. Essa atividade ajuda a reforçar o conhecimento sobre as propriedades das formas. Habilidade BNCC: (EF03MA13) – Contar e classificar formas geométricas.

8. Atividade de Origami

Introduza os alunos ao origami, a arte de dobrar papel, para criar figuras geométricas. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a compreensão de conceitos como simetria e ângulos. Habilidade BNCC: (EF03MA14) – Explorar a simetria em figuras geométricas.

9. Construção de Sólidos Geométricos

Os alunos podem construir sólidos geométricos utilizando materiais como palitos de picolé e massinha. Essa atividade permite a exploração das características dos sólidos e suas relações com as formas planas. Habilidade BNCC: (EF03MA15) – Identificar e descrever sólidos geométricos.

10. Criação de um Livro de Formas Geométricas

Proponha que os alunos criem um livro ilustrado com diferentes formas geométricas, incluindo exemplos do cotidiano e suas propriedades. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações de forma criativa. Habilidade BNCC: (EF03MA16) – Produzir textos que descrevam formas geométricas e suas aplicações.