15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia séries iniciais

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem colar imagens de diferentes países e suas bandeiras. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de reconhecer a diversidade cultural e geográfica do mundo, especificamente a habilidade de Geografia (EF02GE01).

2. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Continentes

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre os continentes, onde cada pergunta deve abordar características geográficas, culturais e históricas. Essa atividade atende à habilidade BNCC de identificar e descrever as características dos continentes (EF02GE02).

3. Criação de um Diário de Viagem

Cada aluno deve criar um diário de viagem fictício, descrevendo um lugar que gostaria de visitar, incluindo informações sobre a geografia, clima e cultura local. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de compreender a relação entre o espaço e as práticas sociais (EF02GE03).

4. Montagem de um Quebra-Cabeça Geográfico

Os alunos podem montar um quebra-cabeça de um mapa do Brasil, identificando estados e capitais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de reconhecer a organização do espaço geográfico brasileiro (EF02GE04).

5. Pesquisa sobre Climas do Brasil

Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre os diferentes climas do Brasil e apresentar suas descobertas em um cartaz. Essa atividade atende à habilidade BNCC de identificar e descrever as características climáticas do Brasil (EF02GE05).

6. Jogo de Memória com Elementos Naturais

Criação de um jogo de memória utilizando cartas com imagens de elementos naturais do Brasil, como rios, montanhas e florestas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de reconhecer a diversidade dos elementos naturais (EF02GE06).

7. Apresentação sobre Cidades Brasileiras

Os alunos podem escolher uma cidade brasileira para pesquisar e apresentar, abordando aspectos geográficos, culturais e históricos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de compreender a organização do espaço urbano (EF02GE07).

8. Mapa dos Recursos Naturais

Os alunos devem criar um mapa destacando os principais recursos naturais do Brasil, como minérios, água e vegetação. Essa atividade atende à habilidade BNCC de identificar os recursos naturais e sua importância (EF02GE08).

9. Atividade de Classificação de Paisagens

Os alunos podem classificar diferentes tipos de paisagens brasileiras (praias, florestas, montanhas) e discutir suas características. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de reconhecer e descrever as paisagens naturais (EF02GE09).

10. Criação de um Blog sobre Geografia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações sobre diferentes regiões do Brasil, incluindo fotos e curiosidades. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de utilizar diferentes fontes de informação para compreender o espaço geográfico (EF02GE10).

11. Estudo de Caso: Desmatamento na Amazônia

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre o desmatamento na Amazônia, discutindo suas causas e consequências. Essa atividade atende à habilidade BNCC de compreender as relações entre sociedade e natureza (EF02GE11).

12. Jogo de Simulação de Comércio Internacional

Os alunos podem participar de um jogo de simulação onde representam diferentes países e negociam produtos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de compreender a importância das relações comerciais (EF02GE12).

13. Criação de um Mural sobre Culturas do Mundo

Os alunos podem criar um mural que represente diferentes culturas ao redor do mundo, incluindo tradições, comidas e vestimentas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de reconhecer a diversidade cultural (EF02GE13).

14. Experiência Prática: Plantio de Mudas

Os alunos podem participar de uma atividade de plantio de mudas, aprendendo sobre a importância da vegetação e dos ecossistemas. Essa atividade atende à habilidade BNCC de compreender a importância da preservação ambiental (EF02GE14).

15. Debate sobre Sustentabilidade

Os alunos podem participar de um debate sobre práticas sustentáveis e sua importância para o futuro do planeta. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de discutir questões ambientais e sociais (EF02GE15).