15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia ensino médio meio ambiente

1. Análise de Impacto Ambiental

Os alunos podem realizar uma atividade em que escolhem um projeto de construção ou uma atividade econômica na região e analisam seu impacto ambiental. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre a legislação ambiental vigente, a identificação de possíveis impactos negativos e positivos, e a proposta de soluções para mitigar os efeitos adversos. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – 3º ano do Ensino Médio – Habilidade: 5.3.1.

2. Mapa de Uso do Solo

Os estudantes podem criar um mapa temático que represente o uso do solo em sua cidade ou região. Eles devem coletar dados sobre áreas urbanas, rurais, de preservação e de degradação ambiental. Essa atividade estimula o desenvolvimento de habilidades cartográficas e a compreensão da dinâmica territorial. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – 3º ano do Ensino Médio – Habilidade: 5.1.1.

3. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e suas implicações sociais e ambientais. Os alunos podem se dividir em grupos, cada um defendendo uma perspectiva diferente, como a agricultura orgânica, a energia renovável ou a conservação da biodiversidade. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – 3º ano do Ensino Médio – Habilidade: 5.4.1.

4. Estudo de Caso: Desmatamento

Os alunos podem investigar um caso específico de desmatamento, analisando suas causas, consequências e possíveis soluções. Essa atividade pode incluir a apresentação de dados estatísticos, imagens e relatos de comunidades afetadas. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – 3º ano do Ensino Médio – Habilidade: 5.3.2.

5. Projeto de Reflorestamento

Os estudantes podem desenvolver um projeto de reflorestamento em uma área degradada, planejando as espécies a serem plantadas, o cronograma de atividades e as formas de monitoramento do crescimento das plantas. Essa atividade promove a consciência ambiental e a prática de ações concretas. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – 3º ano do Ensino Médio – Habilidade: 5.2.1.

6. Análise de Dados Climáticos

Os alunos podem coletar e analisar dados climáticos de sua região, como temperatura, precipitação e eventos extremos. A partir dessa análise, eles podem discutir as mudanças climáticas e suas implicações para o meio ambiente local. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – 3º ano do Ensino Médio – Habilidade: 5.3.3.

7. Visita a uma Área de Preservação

Organizar uma visita a uma área de preservação ambiental, como um parque nacional ou uma reserva ecológica. Durante a visita, os alunos podem observar a biodiversidade local e discutir a importância da conservação. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – 3º ano do Ensino Médio – Habilidade: 5.4.2.

8. Criação de Campanha de Conscientização

Os alunos podem criar uma campanha de conscientização sobre um tema ambiental, como a redução do uso de plástico ou a importância da reciclagem. Essa atividade pode incluir a produção de cartazes, vídeos e postagens em redes sociais. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – 3º ano do Ensino Médio – Habilidade: 5.4.3.

9. Simulação de Conferência Ambiental

Realizar uma simulação de uma conferência ambiental, onde os alunos representam diferentes países e discutem políticas para enfrentar problemas ambientais globais. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a compreensão das relações internacionais. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – 3º ano do Ensino Médio – Habilidade: 5.4.4.

10. Análise de Documentários

Os alunos podem assistir a documentários sobre questões ambientais e, em seguida, discutir os temas abordados em sala de aula. Essa atividade pode incluir a elaboração de resumos e críticas sobre os documentários assistidos. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – 3º ano do Ensino Médio – Habilidade: 5.1.2.