15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia ensino fundamental 1º

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem identificar continentes, oceanos e países. Utilizando cartolina e materiais recicláveis, os estudantes podem montar um grande mapa na sala de aula. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (Geografia) EF02GE01, que aborda a localização de diferentes lugares no mundo.

2. Pesquisa sobre Climas do Brasil

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os diferentes climas do Brasil, apresentando suas características e regiões afetadas. Essa atividade pode ser feita em grupos, onde cada grupo fica responsável por um clima específico. A habilidade BNCC correspondente é EF02GE02, que trata da identificação e análise das características do clima brasileiro.

3. Criação de um Jornal da Cidade

Os alunos podem criar um jornal fictício da cidade, abordando temas como geografia local, pontos turísticos e características culturais. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, além de promover o trabalho em equipe. A habilidade BNCC relacionada é EF02GE03, que envolve a compreensão do espaço geográfico local.

4. Jogo de Tabuleiro sobre Regiões do Brasil

Desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre as cinco regiões do Brasil, suas características e curiosidades. Os alunos podem criar perguntas e desafios relacionados a cada região, promovendo o aprendizado de forma lúdica. A habilidade BNCC é EF02GE04, que aborda a diversidade das regiões brasileiras.

5. Atividade de Mapeamento da Escola

Os alunos podem realizar um mapeamento da escola, identificando os diferentes espaços e suas funções. Essa atividade pode incluir a elaboração de um mapa em tamanho real, onde os alunos desenham e rotulam os ambientes. A habilidade BNCC correspondente é EF02GE05, que trata da leitura e interpretação de mapas.

6. Estudo dos Biomas Brasileiros

Promover um estudo sobre os biomas brasileiros, onde cada aluno escolhe um bioma para pesquisar e apresentar. Essa atividade pode incluir a criação de cartazes e apresentações orais. A habilidade BNCC é EF02GE06, que envolve a compreensão dos biomas e suas características.

7. Visita Virtual a Museus

Os alunos podem participar de uma visita virtual a museus que abordam temas geográficos, como a história da formação do Brasil. Após a visita, os alunos podem discutir o que aprenderam e elaborar um relatório. A habilidade BNCC relacionada é EF02GE07, que trata da importância da preservação do patrimônio cultural.

8. Jogo de Adivinhação sobre Capital do Brasil

Realizar um jogo de adivinhação onde os alunos devem descobrir as capitais dos estados brasileiros através de dicas. Essa atividade é divertida e educativa, promovendo o conhecimento geográfico. A habilidade BNCC é EF02GE08, que envolve o reconhecimento das capitais e suas características.

9. Criação de um Álbum de Paisagens Brasileiras

Os alunos podem criar um álbum com imagens de diferentes paisagens brasileiras, acompanhadas de informações sobre cada uma delas. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF02GE09, que trata da diversidade das paisagens brasileiras.

10. Debate sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Os alunos podem pesquisar e apresentar soluções para problemas ambientais locais. A habilidade BNCC é EF02GE10, que envolve a discussão sobre a relação entre sociedade e meio ambiente.